sábado, 27 de fevereiro de 2010

Pizza Enrolada


Nunca fui muito fã da massa folhada mas tenho de admitir que é do mais prático para preparar pequenos petiscos para partilhar com os amigos. Especialmente se se fizer batota (nem lhe chamaria batota, é mais um atalho) e se usar massa já preparada. É extremamente versátil, combina com mil e um recheios e permite mil e uma formas; é prática, é só descongelar 30 minutos e esticar um pouco e é muito rápida, basta rechear e levar ao forno.

Na semana passada fiz vários aperitivos de massa folhada, estes foram os mais apreciados. Mais tarde colocarei também um post com um doce.

Ingredientes:
2 placas finas de massa folhada congelada
150ml de polpa de tomate
1 colher de chá de ketchup (ou de molho sweet chili)
Fiambre qb
Queijo ralado (usei mistura de 3 queijos)
1 ovo batido
Azeite, cebola picada, oregãos (ou ervas da Provença), sal e pimenta

  1. Colocar as placas de massa a descongelar pelo menos 30 minutos antes.
  2. Aquecer um fio de azeite e saltear a cebola picada. Quando estiver transparente juntar a polpa de tomate, o ketchup, sal e pimenta. Deixar ferver uns minutos (se necessário juntar um pouco de água ou de vinho branco para não ficar espesso demais). Juntar os oregãos e desligar o lume.
  3. Esticar um pouco as placas de massa com um rolo, dando-lhes uma forma rectângular. Cobri-las com o molho, deixando cerca de 1,5cm sem molho num dos bordos mais longos do rectângulo. Por ciam colocar as fatias de fiambre e depois polvilhar com queijo.
  4. Pincelar o bordo vazio com ovo e enrolar a massa a partir do outro bordo, selado o tubo assim formado com a ponta pincelada a ovo. Levar ao congelador pelo menos meia-hora.
  5. Cortar em fatias com cerca e meio centímetro e levar ao forno pré-aquecido até a massa dourar.
Bom apetite! Amanhã é dia de coelho... a ver vamos como sai.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Gambas panadas

Para quem gosta de marisco esta é uma boa maneira de petiscá-lo entre amigos. Podem servir com vários molhos para se ir mergulhando as gambas. Nesta ocasião servi-os com molho Sweet Chili suavizado com um pouco de sumo de lima.

Ingredientes:

Gambas
Sumo de limão
Alho picado
Azeite e óleo
Sal e pimenta
Salsa picada
Farinha
Ovo batido
Pão ralado

  1. Descascar as gambas. Podem optar por deixar o rabo ou tirá-lo também. Na minha opinião são melhores completamente descascadas (ao contrário dos camarões fritos em polme, nos quais o rabo é prático para segurá-los e mergulhá-lhos).
  2. Temperar com sumo de limão, um fio de azeite, sal, pimenta, alho e salsa picados. Deixar marinar 2 a 3 horas.
  3. Secar as gambas em papel de cozinha e passá-las pela farinha e em seguida pelo ovo batido. Por fim passá-las no pão ralado, cobrindo-as completamente. Deixar repousar um pouco para secarem.
  4. Aquecer bem o óleo numa fritadeira e fritá-las bem até estarem douradas e escorre-las alguns minutos sobre papel de cozinha.
  5. Servir com um molho da vossa preferência, como por exemplo Sweet Chilli com um pouco de sumo de lima (mais ou menos sumo consoante gostarem menos ou mais de picante).
Bons petiscos!

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Medalhões de Pescada Envoltos em Bacon

Nos fins de semana paradoxalmente ao maior tempo de que disponho, raramente me apetece cozinhar (excepto as sobremesa do almoço de domingo). Em contrapartida é quando tenho mais tempo para vir aqui colocar as receitas que experimentei durante a semana. Como sexta-feira é a porta de entrada para o fim de semana (mesmo que amanhã ainda seja dia de trabalho), começo já com mais uma receita tirada do "portfolio" do Jamie Oliver.

Em relação à receita dele não fiz muitas alterações, excepto talvez na quantidade de alecrim usado, porque cá em casa há quem não goste... Assim mantive o alecrim muito mais discreto para não ferir susceptibilidades. Também a escolha do peixe foi uma alteração, sendo que os medalhões de pescada era o que de mais apto tinha no congelador para esta receita. Os temperos e os peixes são aquilo quem mais dificuldade encontro nas receitas em inglês: os nomes variam de região e país para país, as espécies que eles têm nem sempre são as que temos cá, enfim... Em relação ao "rosemary" indicado na receita original, aproveito para chamar à atenção que corresponde ao alecrim (Rosmarinus officinalis) e não ao rosmaninho (Lavandula stoechas), plantas nalguns aspectos semelhantes mas bastante diferentes.

Ingredientes
4 medalhões de pescada (descongelados)
1 colher de sobremesa de folhas de alecrim picadas
raspa e sumo de 1 limão
8 fatias de bacon
Azeite e pimenta

  1. Temperar os medalhões com o alecrim, raspa de limão e pimenta.
  2. Espalmar as fatias de bacon comprimindo para que fiquem mais finas. Colocar duas a duas, ligeiramente sobrepostas e por cima colocar os medalhões e enrolá-los.
  3. Numa frigideira que vá ao forno, aquecer um pouco de azeite e colocar o peixe com a parte mais bonita para cima. Levar ao lume um minuto e depois colocar no forno pré-aquecido 12-15minutos, até o bacon dourar.
A sugestão do Jamie Oliver é servir com maionese com limão e espargos. Eu segui a sugestão da maionese com limão mas troquei os espargos por um salteado de legumes e umas batatas cozidas.

Bom apetite!

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Panna Cotta de Laranja

No final de um almoço de família de domingo, daqueles em que aproveitamos para matar saudades da comida das nossas mães e acabamos por comer sempre demais, gosto de sobremesas leves e que não me fiquem a pesar na consciência. Esta é a minha segunda Panna Cotta e mais uma vez também é de iogurte mas agora em vez de a fruta a acompanhar na forma de geleia, vem incorporada na própria Panna Cotta, aquecida pelo toque do mel e do gengibre.

Ingredientes:
4 iogurtes gregos (naturais sem açúcar)
2 laranjas
200ml de natas
3 colheres de sobremesa de mel
1 colher de chá de gengibre em pó
6 folhas de gelatina

  1. Misturar o iogurte com o sumo das 2 laranjas e o mel até incorporar bem o mel. Pode-se juntar também a raspa das laranjas (o que aumenta o sabor a laranja mas também altera a textura da panna cotta...).
  2. Pôr as folhas de gelatina de molho em água fria, 5 minutos.
  3. Levar as natas ao lume, mexendo sempre até ferver. Deixar arrefecer uns minutos e juntar as folhas de gelatina escorridas, mexendo para dissolver.
  4. Incorporar a mistura de iogurte nas natas, aos poucos para a gelatina não arrefecer demasiado rapidamente. Provar a mistura e se necessário acrescentar um pouco mais de mel ou de gengibre.
  5. Distribuir por copos de iogurte e levar ao frigorífico para solidificar.
Estas quantidades deram-me para 8 copos de iogurte e fiz desta vez fiz com as raspas de laranja mas prefiro-o sem raspas ou com muito poucas porque fica com uma textura mais lisa.

Pasta de Camarão e Funcho


Se alguém já começa a notar a insistência no funcho ultimamente, eu tenho uma boa desculpa: só encontrei funcho à venda em pacotes de 3 bolbos! Assim fiz o que tinha planeado fazer com um deles e sobraram-me dois. E como o funcho é bom, não tem ficado a envelhecer no frigorífico.

 
Esta é mais uma receita simples e muito rápida. Foi feita para 2 pessoas mas não a fiz com medidas certas, por isso também não as vou pôr.

 

 
Ingredientes:
Camarão médio
Esparguete
Bacon em tiras
1 cebola pequena
1 bolbo de funcho cortado em meia-lua
2 colheres de sopa de vinho branco
polpa de tomate
Azeite, sal, pimenta, salsa

  1. Colocar o esparguete em água a ferver com sal e deixar cozer al dente.
  2. Numa frigideira aquecer um fio de azeite. Juntar o bacon e deixar dourar. Adicionar a cebola e o funcho e cozinhar tapado até a cebola ficar transparente.  Juntar o camarão e o vinho. Quando o vinho tiver evaporado para metade adicionar a polpa de tomate e deixar cozinhar tapado em lume brando até o camarão cozer.
  3. Escorrer o esparguete e juntá-lo aos camarões. Envolver bem e desligar o lume. Polvilhar com um pouco de salsa e servir.
E pronto, está feito.
Bom apetite!

Salada de Couve Roxa do Jamie Oliver com Rojões




Na semana passada pensei em fazer uma salada de couve roxa que vem no livro "Cook with Jamie" mas como não fui previdente, na altura dei conta que me faltava um ingrediente e acabei por fazer uma outra salada de couve roxa que ainda não coloquei cá. Esta semana já com todos os ingredientes pus finalmente mãos ao trabalho. Mas mais uma vez não fui previdente e só no momento reparei que o tempo de cozedura é de uma hora, o que numa noite de semana em que já se chega a casa quase às 21h é no mínimo um bocado incómodo. Problema resolvido em 20 minutos, graças à panela de pressão...

A couve roxa e a maçã já são companhias relativamente comuns da carne de porco (geralmente lombo) nos almoços de família e como ambas entram nesta salada, a carne de porco foi a escolha ideal para comer com ela.

Ingredientes para 2 pessoas:
1/4 de couve roxa cortada em tiras irregulares
1/2 maçã (sem sementes nem casca) cortada em pedaços
70g de bacon em tiras finas
1/2 cebola pequena picada
35ml de vinagre balsãmico
1/4 colher de chá de sementes de funcho
azeite, sal, pimenta, salsa, manteiga

400g de rojões de porco
sal, pimenta, alho em pó, farinha, azeite

  1. Aquecer um pouco de azeite numa frigideira e cozinhar até dourar o bacon e as sementes de funcho. Juntar a cebola, tapar e deixar cozinha alguns minutos até esta começar a dourar. Adicionar a maçã e depois a couve, sal, pimenta e o vinagre. Misturar tudo bem.
  2. Tapar e deixar em lume mínimo a cozinhar durante uma hora, mexendo de vez em quando ou passar a mistura para a panela de pressão e cozinhar 20 minutos.
  3. Entretanto temperar os rojões com sal, pimenta e alho em pó. Passá-los por farinha até ficarem bem cobertos. Aquecer uma azeite numa frigideira com lume médio-alto, colocar uma camada de rojões e só quando a face de baixo estiver bem dourada, começar a virá-los um de cada vez para dourar as outras faces.
  4. Colocar a salada numa travessa, juntar-lhe um pedaço de manteiga e misturar. Polvilhar com salsa picada e servir.
Gostei bastante do resultado e vai ser sem dúvida uma salada a repetir. Mais uma boa receita do Jamie Oliver!

Bom apetite!

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Pataniscas Mistas

As pataniscas de bacalhau têm adeptos cá em casa e de tempos em tempos eu tomo coragem (coragem por causa da fritura, que é uma coisa que não me encanta) e faço uma travessa delas, que desaparecem muitas vezes em menos tempo do que as levo a fazer.

 
A base deste petisco é um polme de farinha, que o torna muito versátil, podendo todo o seu conceito (tradicionalmente associado ao bacalhau) ser exportado para outros condutos e para o aproveitamento de sobras. Eu já há uns tempos que andava a pensar fazê-las com atum e na semana passada, um post no delicioso blogue de Mafalda Pinto Leite trouxe-me a vontade de experimentá-las também com legumes.

 
Assim, na foto acima temos, no sentido do ponteiro dos relógios e começando na mais à esquerda: patanisca de funcho, patanisca de courgete, patanisca de cenoura, patanisca de atum e patanisca mista (que é a patanisca com um bocadinho de cada uma das anteriores e que foi a minha preferida).


Ingredientes:
2 ovos
150g de farinha
1,5dl de água (de preferência caldo de cozer os legumes; nas de bacalhau uso a água da cozedura deste)
1 cebola picada
Sal, pimenta, salsa, coentros (a salsa parece-me mais tradicional mas eu gosto mais com coentros)

1 lata de atum
1/2 courgete cortada em pedaços (passar 2 minutos pelo micro-ondas para amolecer)
1 cenoura cortada em pedaços e cozida
1/2 bolbo de funcho picado (passar 2 minutos pelo micro-ondas)
  1. Juntar a cebola picada a 1,5dl de água da cozedura da cenoura e deixar arrefecer.
  2. Numa tijela misturar a farinha e os ovos. Temperar com sal e pimenta. Adicionar o caldo já frio, mexendo sempre com uma vara de arames, até obter um polme liso. Juntar os coentros e salsa e rectificar o sal se necessário.
  3. Colocar os condutos em tijelas diferentes e juntar a cada uma a quantidade de polme necessário para os envolver.
  4. Aquecer óleo bem quente numa fritadeira e fritar colheradas das misturas, virando a  meio para dourar dos dois lados. Escorrer bem e servir.
Bom apetite!

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Quiche de Salmão Fumado com Funcho e Gorgonzola

É Inverno, domingo e fim de tarde. E para que servem os finais de tarde dos domingos de Inverno senão para preguiçar no sofá e ver filmes? Quem é que quer pensar muito em jantares e perder tempo na cozinha? Eu certamente que não. Por isso aos domingos a ementa ao jantar é quase sempre "qualquer coisa" e sopa. E por qualquer coisa entenda-se algo que fique a meio caminho entre um lanche e um jantar, um espécie de lanche glorificado.

Por isso mesmo hoje deixo aqui uma receita de quiche: algo rápido, simples e leve mas ao mesmo tempo mais substancial que torradas com manteiga ou tostas mistas (que em última instância por vezes acabam por ser uma opção). Uma quiche feita neste caso com massa quebrada comprada. Claro que se quiserem podem fazer uma base de raiz mas isso, cá pra mim, já seria desvirtuar o propósito de uma quiche neste fim de tarde com um desnecessário empregar de tempo e trabalho. Para além de que, admito-o, eu gosto das bases de massa quebrada refrigeradas que há à venda nos supermercados.


Ingredientes:
1 base de massa quebrada
100g de salmão fumado
1 bolbo de funcho
1 cebola pequena picada
50g de gorgonzola
200ml de natas
100ml de leite
3 ovos grandes
sal, pimenta, manteiga

  1. Cortar as hastes do funcho (podem-se reservar para dar sabor a caldos). Cortar o bolbo ao meio, colocar cada metade com a face cortada para baixo e cortar em fatias na perpendicular (tipo cebola cortada em meia-lua). Reservar algumas folhas para juntar ao recheio da quiche, se o bolbo vier com elas.
  2. Numa frigideira derreter uma colher de sopa de manteiga. Adicionar a cebola e deixar amolecer. Juntar o funcho e um pouco de sal, tapar e deixar cozinhar alguns minutos, mexendo de vez em quando.
  3. Cobrir uma tarteira com a massa quebrada e picar o fundo com um garfo. Juntar o funcho, depois o salmão cortado em pedaços e por fim pedaços de gorgonzola.
  4. Numa tijela misturar os ovos com as natas. Mexer bem. Verter o leite na frigideira onde se cozinhou o funcho e mexer um pouco para dissolver os líquidos que ficaram na frigideira. Juntar o leite aos ovos e natas e mexer. Temperar com sal e pimenta.
  5. Verter a mistura sobre o recheio da quiche, povilhar com algumas folhas de funcho picadas e levar ao forno a 180ºC durante 30 minutos (até dourar).
Se se quiser um sabor mais intenso ao queijo pode-se das duas uma: ou juntar mais gorgonzola ou trocá-lo por Roquefort, que tem um sabor mais forte.

Bom apetite!

Molho cremoso de estragão

Para a receita anterior fiz um molho cremoso de estragão para acompanhar salmão grelhado e como fiz mais do que o necessário, sobrou-me bastante para usar mais tarde e assim dar sabor a várias receitas rápidas. Na verdade foram mais propriamente maneiras de aproveitar restos que propriamente receitas. Vou deixar aqui duas dessas sugestões para quando não apetece ter trabalho a cozinhar.

Do molho não vou repetir aqui a receita (basta visitar o post precedente) mas vou recordar que é uma emulsificação de manteiga, semelhante ao molho béarnaise mas que em vez da redução de estragão, vinagre e vinho que este usa, leva sumo de limão, o qual se nota muito bem no sabor final. O restinho que sobrou destas receitas de hoje, tenho-o comido com pão como se fosse manteiga normal e da próxima vez que houve fondue cá em casa vai ser um molho a incluir.


Salada de atum com batata

Ingredientes:
Batata cozida cortada em pedaços (sobras de outra refeição ou cozidas de propósito)
2 latas de atum
100g de camarão pequeno
1 cebola pequena
Molho de estragão qb
sal, pimenta, manteiga, salsa

  1. Aquecer as batatas no micro-ondas (sobras) ou cozê-las em água e sal ou ao vapor. Enquanto bem quente juntar o molho de estragão e envolver bem.
  2. Numa frigideira, com um pouco de manteiga, amolecer a cebola. Juntar o camarão e deixar cozer. Juntar o atum escorrido, temperar com sal e pimenta e deixar ao lume 2-3 minutos, só para o atum aquecer.
  3. Servir o atum e camarão por cima das batatas e polvilhar com salsa. Pode-se acompanhar com mais molho sobre o atum ou com maionese.

    Fusilli com cogumelos e bacon

    Ingredientes:
    Fusilli
    100g de cogumelos
    100g de tiras de bacon
    Molho de estragão qb
    Sal e pimenta

    1. Cozer a massa e água a ferver com sal.
    2. Numa frigideira anti-aderente saltear o bacon até dourar (o bacon vai perder bastante gordura, pelo que não adiciono nenhuma previamente). Juntar o cogumelos e deixar cozinhá-los até perderem a água.
    3. Juntar a massa e o molho de estragão. Mexer para misturar bem todos os ingredientes, até o molho derreter e envolver toda a massa.

    E pronto, são duas ideias ultra-rápidas para aproveitar este molho cremoso. Aproveitem e bom apetite. :-)

    sábado, 6 de fevereiro de 2010

    Salmão com Molho de Estragão e Batatas Recheadas com Nabiça e Gorgonzola

    No mês passado a Saberes & Sabores trazia várias receitas que ficaram na minha lista a experimentar e a que deu origem a esta foi uma delas. O molho em particular chamou-me a atenção, especialmente depois de a Nigella (que agora anda a passar na Sic Mulher) ter também feito molho Béarnaise, que é similar. Faltava-me, no entanto, o estragão, que não é uma erva muito habitual na nossa cozinha e que apesar de já a ter visto à venda nas ervas frescas de alguns supermercados, nas últimas semanas andava ausente. Finalmente encontrei-a e assim pus logo as mãos ao trabalho.

     
    A receita é muito semelhante à da revista mas alterei sobretudo o recheio da batata: troquei a mistura congelada de espinafres e queijo por nabiça e gorgonzola. Apesar de ter feito a receita para 2 pessoas (e não as 4 da receita original), mantive as quantidades do molho. O que sobrou guardei no frigorífico e aproveitei já para duas outras receitas: uma pasta rápida de cogumelos e bacon e para umas batatinhas com atum que hão-de nos próximos dias aparecer por aqui.
     
    Ingredientes:
    4 batatas roxas médias
    2 postas de salmão
    200g de nabiça em juliana larga
    50g de gorgonzola em pedaços
    1/2 limão
    Sal, pimenta, margarina, azeite

    1. Levar as batatas ao lume, cobertas com água e sal, até ficarem macias.
    2. Temperar os lombos de salmão com sal, pimenta e sumo de limão.
    3. Numa frigideira saltear as nabiças em margarina, com um pouco de sal e deixar cozinhar em lume brando.
    4. Escorrer as batatas, cortar uma tampa e escavar o interior da batata com uma colher pequena. Esmagar a polpa da batata (incluindo a da tampa) e misturar com a nabiça e os pedaços de queijo (reservar alguns pedaços). Rechear as cavidades da batata com esta mistura e por cima colocar os pedaços de queijo reservados.
    5. Envolver as batatas em papel de alumínio (fehar o papel formando um tipo de bolsa larga em vez de ficar muito justo à batata) e levar ao forno aquecido a 180ºC cerca de 20 minutos.
    6. Untar as postas de salmão com azeite e grelhar numa chapa quente durante alguns minutos de cada lado. Colocar no forno durante 10 minutos.
    7. Servir o salmão com o molho (ver receita a seguir) e as batatas.
    O molho é uma emulsificação de manteiga e, não sendo complicado, requer no entanto alguma paciência pois com relativa facilidade pode talhar. É um daqueles molhos em que num momento sucede aquele pequeno passo de magia semelhante ao da maionese, o momento em que os ingredientes se unem e o seu estado líquido transforma-se num creme aveludado. Uma coisa importante é não o aquecer demasiado, pelo que deve ser feito em banho-maria mas sem que o recipiente toque directamente na água ao lume.

    Ingredientes do molho
    200g de margarina ou manteiga
    2 gemas
    1/2 limão
    2 colheres de sopa de água fria
    sal, alho em pó, pimenta, estragão fresco

    1. Numa tigela misturar as gemas com o sumo de limão e a água fria. Temperar com sal, pimenta e alho em pó.
    2. Levar a tigela a banho-maria sob lume brando, mexendo sempre.
    3. Quando a mistura começar a engrossar juntar uma pequena noz de manteiga, sem parar mexer. Quando estiver bem incorporada, juntar outra noz e assim sucessivamente. Ao fim de algumas nozes pode-se começar a juntar nozes maiores e a intervalos menores. Mexer sempre. No final o molho fica cremoso e aveludado.
    4. Juntar algumas folhas de estragão cortadas com a tesoura e servir.
    Bom apetite!
    Related Posts with Thumbnails
     

    A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template