sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Salada de Repolho e Lombo Panado com Buttermilk


Ainda com a embalagem de buttermilk no frigorífico, resolvi usá-lo para uma outra receita (duas receitas, na realidade). Como o buttermilk é muitas vezes usado para panar frango e havia lá pelo frigorífico, não frango, mas fatias de lombo de porco, resolvi experimentar aplicar-lhes o mesmo processo. O resultado foi surpreendente: não estava à espera de notar grande diferença mas a verdade é que o sabor e a textura do panado fica muito diferente, fica... nem sei definir... fica especial.

Ingredientes:
Lombo fatiado
Farinha
Pão ralado
Queijo parmesão ralado
Buttermilk
Sálvia picada
Sal, pimenta, azeite

  1. Espalmar os lombos para quem fiquem o mais fino possível. Temperar com sal e pimenta.
  2. Na bancada de trabalho colocar 3 pratos, o primeiro com farinha, o segundo com buttermilk e o terceiro com uma mistura de Pão ralado, parmesão e a sálvia picada. Passar as fatias de lombos pelos 3 pratos, por essa ordem e fritar em azeite até estar dourado de ambos os lados.




Para acompanhar, salada de repolho com fusilli, que no dia seguinte, juntando um pouco de queijo, serviu como um jantar leve de Verão. Levou buttermilk no tempero mas este pode ser facilmente substituído por iogurte natural.



Ingredientes:
Massa fusilli
Repolho (sem folhas exteriores) cortado em juliana muito fina
Maçã cortada em pedaços
Alho francês cortado em fatias fininhas (cerca de 1-2 colheres de sopa para 2 pessoas)
Buttermilk (2 colheres de sopa)
Maionese (1 colheres de sopa)
Mostarda (1 colher de chá)
Salsa picada
Sal e pimenta

  1. Cozer a massa em água com sal.
  2. Entretanto numa taça juntar o repolho com o alho francês e a maçã. Temperar com a mistura de buttermilk, maionese, mostarda, salsa, sal e pimenta.
  3. Juntar o fusilli ao repolho e misturar.

Bom apetite.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Bolo de Chocolate com Buttermilk



O calor deste Verão patrocinado em acção conjunta pelo excesso de generosidade da Mãe Natureza (talvez instigada por algum sentimento de vingança) e pela avaria infindável de um ar condicionado tem-me embotado a energia e as melhores intenções e levado ao atraso na actualização aqui da Casa. É esta a minha desculpa. É verdadeira mas não deixa de ser uma desculpa e como tal hoje vou pô-la de lado e meter mãos ao trabalho.

Há umas semanas atrás passei por um supermercado onde nunca tinha entrado e dei de caras com uma embalagem de buttermilk. O buttermilk é mais uma "esquisitice" que abunda nas receitas anglo-saxónicas, desta feita, uma variação láctea: uma espécie de leite ligeiramente fermentado. Pode ser substituído por uma mistura caseira de leite com um pouco de sumo de limão mas até agora nunca tinha sentido necessidade de o utilizar. No entanto, mesmo que não houvesse a necessidade, houve a curiosidade (e enfim, talvez um pouco de consumismo...) e não resisti a comprar para experimentar.

Uma vez com a embalagem no frigorífico houve que escolher receitas onde usá-lo e uma delas foi escolhida a pensar num lanche em viagem, quase um pic-nic. Um bolo de chocolate intenso mas sem ser "peganhento": antes fofo e húmido. Por ser para uma viagem e para evitar que acabássemos o lanche todos lambuzados, recheei-o apenas no meio, sem o cobrir com molho de chocolate e como utilizei uma forma de tipo "bolo inglês" sobrou-me massa que guardei no frigorífico 3 dias e depois usei para fazer pequenos queques em ramekins.

A receita veio originalmente daqui e o resultado final foi muito satisfatório. Faria e certamente farei este bolo mais vezes.


Ingredientes:

3 chávenas de farinha
2,5 chávenas de açúcar
1colher de sopa e 1 de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
1 chávena de cacau em pó
1+1/3 de chávena de óleo
1,5 chávena de buttermilk
3 ovos grandes
1,5 chávena de café forte quente
1 colher de chá de essência de baunilha

100g de chocolate preto
100ml de natas

  1. Aquecer o forno a 180ºC. Se for caso disso untar uma forma com manteiga (eu usei uma forma de silicone e não foi preciso untá-la).
  2. Misturar a farinha, o açúcar, o bicarbonato, o sal e o cacau. Misturar com a batedeira eléctrica no mínimo e ir juntando lentamente o óleo, o buttermilk, os ovos um por um e por fim juntar o café quente num fio que escorra pelas paredes da tigela. Juntar a baunilha e bater até ficar suave.
  3. Levar ao forno durante 30-35 minutos, até um palito sair seco mas com migalhas húmidas quando espetado na massa. Deixar arrefecer 20 minutos.
  4. Entretanto em banho-maria derreter o chocolate juntamente com as natas, misturando bem quando o chocolate estiver derretido. Cortar o bolo ao meio, espalhar o recheio e voltar a unir as duas metades.

Outra possibilidade é cozer o bolo em duas formas redondas e depois colocar os dois bolos resultantes um no topo do outro unidos e cobertos pelo recheio (depois de retirar a "côdea" das faces que ficam viradas para o meio). Feito nos ramekins o bolo não levou tanto tempo a estar pronto, cerca de 25 minutos (mas o meu forno não anda de boa saúde e por isso a temperatura seria maior que 180ºC). O melhor é manterem o bolo debaixo de olho.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Massa com Beterraba, Bacon e Queijo

Não me canso da cor que a beterraba dá a tudo o que toca e para mais, como sou grande fã do agridoce, também não me canso do seu sabor adocicado e "térreo". Um sabor que fica mesmo bem combinado com laranja.

A inspiração para a receita veio do site da BBC Good Food, de duas receitas em particular: Spiced beet salad with bacon e Roasted beets with feta & cumin. Ficou um agridoce equilibrado e por mim vai ser uma receita a repetir.

Ingredientes (2 pessoas):
2 beterrabas médias/pequenas
100g bacon em pedaços
1 queijo saloio mix ou queijo fresco de cabra
1 cebola roxa
150g Fusilli ou macarrão
1/2 laranja
2 colheres de chá de gengibre ralado
2 colher de chá de vinagre balsâmico
sal, pimenta, azeite, cominhos

  1. Cozer a massa de acordo com as instruções da embalagem e reservar.
  2. Descacar a eterraba e cortar em quartos. Cozinhar no microondas, num recipiente tamado durante 4 minutos na potência máxima. Deixar repousar 2 minutos e cortar os quartos em pedaços mais pequenos.
  3. Numa frigideira aquecer um fio de azeite e fritar nele o bacon até dourar. Juntar a cebola cortada em quartos e deixar refogar até começar a ficar translúcido. Juntar a beterraba, o sumo de laranja, o vinagre balsâmico e o gengibre ralado. Temperar com pimenta, cominhos e sal (moderado por causa do bacon). Deixar cozinhar uns minutos até o molho reduzir e apurar e antes de desligar o lume, juntar a massa.
  4. Por fim, misturar o queijo cortado em pedaços.
Bom apetite.
Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template