sábado, 7 de maio de 2011

Almoço de Páscoa II: Polenta com Parmesão no Forno


Nunca tinha experimentado fazer polenta, que cá por casa é mais frequente e carinhosamente tratada por Papas de Carolo, mas como isso das papas (tal como a polenta o era na Itália) é coisa de gente pobre, o nome que agora tá na moda é o italiano, polenta. Mas adiante, a polenta é feita com carolo (ou sémola) de milho, isto é, uma farinha grosseira de milho. Pode ser servida de várias maneiras: ou cremosa, tipo puré de batata ou consistente, sendo neste caso geralmente fatiada e dourada no forno, na grelha ou por fritura.

A que fiz foi na versão mais consistente, que tem o conveniente de poder ser feita na véspera, deixada no frigorífico para solidificar e depois no próprio dia foi só fatiar e levar ao forno para tostar.

Ingredientes:
250g de sêrmola de milho
1 litro de água
1 cubo de caldo de galinha
1 chávena de parmesão ralado
1 colheres de sopa de manteiga
Sal e pimenta qb

  1. Num tacho levar a água ao lume e quando começar a ferver juntar o caldo e depois a sêmola progressivamente e mexendo sempre para não formar grumos. Baixar um pouco o lume e continuar a mexer até que as papas se comecem a soltar da parede do tacho (pode levar algum tempo, uns 20 minutos...).
  2. Juntar a manteiga, o parmesão, a pimenta e rectificar o sal.
  3. Espalhar a polenta num tabuleiro e levar ao frigorífico até arrefecer.
  4. Quando for para servir, fatiar, dispôr num tabuleiro, polvilhar com mais parmesão e levar ao forno  para tostar no grill, virando depois a polenta para dourar do outro lado.
Bom apetite.

1 comentário:

  1. QUe maravilha!
    Ainda no outro dia estive a ver a receita num livro com receitas Italianas e chamou-me a atenção, e agora vejo aqui esta delícia!
    Tenho um selinho para ti no meu blog.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template