sábado, 9 de julho de 2011

Bolo de Banana e Marmelo

É verdade que estamos no Verão, tempo de sol, de praia, de noites mal dormidas por causa do calor (o atmosférico e o das hormonas), dos zumbidos da mosquitada ao entardecer, mas não é menos verdade que um bolinho saído do forno à hora do lanche nunca calha mal: basta trocar o chá quente por chá gelado para acompanhar ou então aproveitar estes dias mais pardos com que o Verão nos anda a brindar.

No fundo já que nada podemos fazer se o S. Pedro nos oferece dias mais frescos ou mais cinzentos, mais vale abraçá-los trazendo para eles o que de melhor o Outono tem: bolinhos, chás e geleia de marmelo. E já que os anteriores dias solarengos vieram acompanhados por muita fruta de Verão, aproveita-se e usam-se as bananas que foram ficando para trás no frigorífico até estarem completamente enegrecidas (a cor perfeita quando se pensa em bananas para bolos).

Esta receita foi adaptada a partir da receita de Banana Bread do blog da Farinha King Arthur. Porque é que os anglófonos chamam a isto pão de banana nunca percebi: provem e digam lá se não é realmente um bolo. Há que assumi-lo: um bolo fofo, húmido e docinho (mas sem exageros). Talvez lhes pese menos a consciência calórica chamando-lhe de pão...

Ingredientes
110g de manteiga sem sal
130g de açúcar amarelo
1 colher de chá de essência de baunilha
1/4 colher de chá de noz moscada
1 colher de chá de bicarbonato
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de sal
400g de banana esmagada (cerca de 2-3 bananas)
130g de geleia de marmelo
2 ovos batidos
180g de farinha sem fermento
100g de farinha integral

  1. Aquecer o forno a 170ºC.
  2. Numa tigela bater o açúcar com a farinha, a baunilha, noz moscada, sal, fermento e bicarbonato.
  3. Juntar a banana, a geleia e os ovos batidos. Misturar bem.
  4. Incorporar as farinhas. Verter numa forma de bolo inglês (untada se não for de silicone) e deixar repousar 10 minutos.
  5. Levar ao forno aquecido durante 45 minutos. Tapar depois com folha de alumínio de levar ao forno mais 25 minutos. Testar com um palito: se vier com migalhas, aumentar o temo em períodos de 5 minutos até o palito sair seco e limpo. Deixar arrefecer 10 minutos antes de desenformar.

Bom apetite!

4 comentários:

  1. TEM UM ASPECTO BEM APETITOSO.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  2. eu ando numa de bolos de banana, sabem-me tão bem =), tem muito bom aspecto o teu, perfeito para um picnin. Aliás, este fim de semana foi a finalidade do bolo de banana que fiz e que também vou publicar no blog esta semana!

    boas receitas

    ResponderEliminar
  3. Uma maravilha amiga este boleco muito bom, bjokitaSS

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template