domingo, 24 de julho de 2011

Cheesecake no Forno com Frutos Silvestres


Para quando vem cá a casa alguém jantar ou quando quero levar algo para jantar em casa alheia há duas coisas que nunca me falharam na hora da sobremesa: o tiramisu e o cheesecake. Geralmente por cheesecake refiro-me aqueles que não requerem cozedura e cobertos por uma camada de doce de morango ou de frutos silvestres. Mas este fim-de-semana, já que tinha de fazer um cheesecake e apenas para uso doméstico (a embalagem do queijo ia passar de prazo), decidi experimentar fazer um cheesecake dos que vão ao forno (ou tipo New York) coberto com creme de iogurte e frutos silvestres.

Só correu mal uma coisa: resolvi experimentar uma marca e variedade diferente da habitual de bolachas digestivas e não foi de todo uma melhoria em relação às do costume. De resto, tá provado e aprovado.

A receita é uma compilação de várias que vi pela net (BBCGoodFoog, Joy of Baking, Blue Cooking e mais uma ou outra referência).

Ingredientes
1 pacote de bolachas digestivas
95g de manteiga

500g de queijo creme ou batido (eu uso Phoenicia mas muita gente usa Philadelphia)
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de aroma de baunilha
2 colheres de sopa de farinha
1 pacote de natas
3 ovos
raspa de 1 limão

2 iogurtes naturais açucarados
100ml de natas
doce de frutos silvestres e fruta para decorar, qb

  1. Aquecer o forno a 180ºC. Picar as bolachas digestivas e misturar com a manteiga amolecida (fica com textura de areia molhada). Forrar uma forma de mola com esta mistura (untar a forma primeiro se esta não for anti-aderente). Reservar no frigorífico.
  2. Numa tigela misturar o queijo com o açúcar, a raspa de limão e a farinha. Juntar as natas e o aroma de baunilha e bater com batedeira de varas. Juntar por fim os ovos, um a um.
  3. Deitar a mistura de queijo na forma de mola e levar ao forno. Ao fim de 25 minutos baixar a temperatura para 150ºC. Deixar cozinhar mais 15-20 minutos (o centro deve tremer se se abanar a forma) e desligar deixando o cheesecake arrefecer dentro do forno (com a porta aberta se quiserem mais cremoso ou com ela fechada se quiserem mais sequinho).
  4. Entretanto juntar as restantes natas com o iogurte e colocar no pano de cozinha sobre uma tigela para retirar algum conteúdo de água. Quando o cheesecake tiver arrefecido verter esta cobertura sobre ele e espalhar algumas colheres de doce sobre a cobertura. Misturar ligeiramente o doce com a cobertura sem entanto homogeneizar (tipo marmoreado).
  5. Levar ao frigorífico 4 horas ou dum dia para o outro e servir decorado com frutas.

Bom apetite.

2 comentários:

  1. CHEESECAKE É SEM DÚVIDA A MINHA SOBREMESA PREFERIDA, JÁ FIZ DAS DUAS MANEIRAS E GOSTEI DE AMBAS.
    ACHEI O TEU O MUITO INTERESSANTE .
    O ASPECTO ESSE FICOU FANTÁSTICO.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template