sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Bolo Prata com Laranja e Baunilha



Cinco claras no congelador, uma saca de laranjas recém-chegadas à cozinha e de repente, num domingo cinzento, um súbito de desejo por uma fatia de bolo. Partindo do conceito do Bolo Prata clássico deixei-me levar pela vontade de experimentar e acabei com um bolo que mal durou meio dia (e nós fomos só dois a comê-lo). Fofo, macio mas húmido: mesmo a meu gosto. Não cresceu muito (para a próxima tenho de pôr as claras a descongelar com antecedência) mas ficou com um sabor mesmo, mesmo bom.

Próximo domingo marcamos novamente encontro com ele na cozinha cá da casa. 'Tá combinado!

Ingredientes:
170g de farinha
150g de açúcar
5 claras de ovo
100g de manteiga sem sal ou margarina
1 colher de chá de fermento
1 iogurte cremoso de baunilha
1 laranja grande

  1. Aquecer o forno a 180ºC e untar uma forma com manteiga e polvilhá-la com farinha.
  2. Numa tigela bater a manteiga com o açúcar até ficar cremoso. 
  3. Bater as claras em castelo e misturá-la ao preparado anterior. Incorporar depois a farinha e o fermento.
  4. Juntar o iogurte e sumo de laranja e homogeneizar bem. 
  5. Distribuir a massa pela forma e levar ao forno durante 40 minutos.
Deixar o bolo arrefecer antes de servir. Achei-o melhor depois de frio do que ainda quente, seja em termos de sabor seja em termos de textura.

Bom apetite!

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Merengue com creme de citrinos e coco



No Natal passado, a fazer biscoitos de canela para oferecer aos amigos, sobraram um número considerável de claras de ovo, que congelei em saquinhos. Andei entretanto a pensar no que fazer com elas e agora cedi a gostos mais alheios do que meus e fiz uma colecção de merengues de vários formatos, uns simples e outros completados com um recheio de creme que ao contrário do que se pensaria à primeira vista, veio tornar o sabor muito mais leve e menos açucarado (o que para mim é mesmo aquilo que os suspiros precisam...).

Para o creme de citrinos, usei a receita do post anterior de creme de laranja, mas usei antes dois limões, meia lima e duas clementinas para o sumo. O creme branco é de leite de coco light. E a receita de merengue e a inspiração veio deste belo blog: Cook and Be Merry.


Ingredientes:

6 claras de ovo
2 colheres de chá de vinagre de sidra
1colher de chá de extracto de baunilha
1 colher de chá de sal
400g de açúcar

100ml de leite de coco (light ou normal)
1 colher de sobremesa de maizena

1 colher de chá de açúcar (ou 2)

creme de citrinos q.b.

  1. Aquecer o forno a 150ºC e forrar um tabuleiro com papel vegetal ou um tapete de silicone.
  2. Numa tigela juntar as claras, vinagre, baunilha e sal e bater com a batedeira começando em baixa velocidade ate que forme picos suaves.
  3. Juntar lentamente o açúcar enquanto se continua a bater, até o creme fazer picos firmes. Se se passar um pouco de creme entre os dedos deve-se sentir suavidade e não o granulado do açúcar. Se for o caso bate-se mais um pouco.
  4. Dispôr no tabuleiro colheradas grandes do creme e com a ajuda duma colher achatar um pouco o face superior, formado uma cova ao centro. Levar ao forno 35 minutos e depois desligá-lo sem abrir a porta e deixar os merengues lá dentro a acabar de cozer durante 1 hora. Retirá-los depois para uma rede de arrefeciemento.
  5. Entretanto fazer o creme de laranja e arrefecê-lo. Para o creme de coco, junta-se o leite de coco, a maizena e uma colher de chá de açúcar e leva-se ao lume. Deixar ferver até ter uma consistência cremosa firme e depois deixar arrefecer um pouco. Por fim, dispôr os cremes sobre os merengues.
Seis claras de ovo dão para fazer bastante merengue. A mim deu-me para fazer 6 merengues pequenos (os da foto), um grande tipo pavlova e um rectângular.

Bom apetite!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Creme de Laranja


Com a abundância de laranjas e citrinos em geral do Inverno e a precisar de fazer um bolo para uma reunião familiar, voltei a fazer o bolinho de laranja e azeite maravilhoso do David Leite. Mas como só um bolo não me dava vazão ao laranjal que por aqui vai, este ano resolvi experimentar fazer um creme de laranja (um curd) que não só permite conservar a laranja por algum tempo como ficou óptimo a servir de recheio do bolo como ainda é perfeito para barrar torrada (aliás, eu cá acho que estes cremes nasceram para isso: barrar pão torrado).


O creme pode ser guardado no frigorífico durante duas semanas, sem grandes cuidados. Se usarem os cuidados aplicados a outras conservas (frascos esterilizados cheios a quente e bem fechados em seguida) podem durar até 3 meses no frigorífico ou 6 semanas num local fresco e sem luz do sol podendo depois de abertos os frascos serem guardados 1 semana no frigorífico.

Ingredientes:
3 ovos inteiros
2 gemas
1 chávena de sumo de laranja (também se pode utilizar a casca da laranja)
150 gramas de açúcar
55 gramas de manteiga sem sal
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de essência de baunilha

  1. Num tacho bater os ovos com o açúcar. Juntar o sal e o sumo de laranja (e a casca) e misturar tudo.
  2. Levar ao lume baixo, mexendo constantemente. Deixar a mistura cozer sem que ferva. Quando o ovo cozer a mistura muda de translúcida para opaca e torna-se mais espessa. Deixar engrossar a gosto.
  3. Tirar do lume e juntar a manteiga e a essência de baunilha. Misturar tudo bem e se necessário passar por um coador (se se utilizar a casca, por exemplo).
Bom apetite!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Muffins-patanisca de Bacalhau


Desta vez não trago uma receita certinha, é mais uma ideia que um plano a seguir à risca. Uma destas noites tinha umas postas de bacalhau a precisarem de uma receita e apeteciam-me pataniscas. Mas não me apetecia meter-me em frituras, por mais que um motivo: as calorias, o cheiro, os salpicos. Para mais tinha uma forma nova de silicone ainda por experimentar: posto isto, transformei as minhas pataniscas nuns muffins.

Segui a receita habitual do polme das pataniscas de bacalhau (uso sempre a da Vaqueiro), juntei uns vegetais ao bacalhau (sempre a cebola e neste caso cenoura ralada cozida ligeiramente no microondas e bróculos picados), uma pitada de bicarbonato de sódio, salsa e coentros e acrescentei farinha com fermento até ficar com uma massa mais consistente em vez de um polme*. E é por isto que não tenho uma receita metódica para apresentar: a quantidade de farinha foi toda medida a olho.

Depois foi só distribuir pelas formas e levar ao forno cerca de 20 minutos a 200ºC. Ficaram fofinhos e bastante húmidos por dentro, que era o que pretendia. Usei-os para um jantar mas quando voltar a fazer vai ser com uma petiscada em vista ou num piquenique.


*Uma nota importante é a de não se mexer demasiado a massa: uma massa não homogénea garante um muffin mais fofinho.
Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template