quinta-feira, 26 de maio de 2011

Lasanha de Frango e Requeijão


Não haja dúvidas que o frango de churrasco é uma coisa maravilhosamente prática: compra-se feito, sabe muito bem e com as sobras dá para fazermos mil e uma coisas. Com sobras de frango de churrasco em casa e muitas placas de massa na despensa, hoje apeteceu-me fazer uma lasanha de frango.

Por outro lado a lasanha também tem o seu quê de prático e relaxado (como aliás todas as massas): mais uns gramas de frango, menos uns gramas de frango, mais vegetais, menos vegetais, no final vai dar tudo bem. Por isso é que desta vez eu cá não vou pôr quantidades. Foram comilões e sobrou-vos pouco frango? Ponham mais vegetais e menos carne. Petiscaram antes do jantar e o apetite para o frango não foi muito? Não há problema, fica a lasanha com mais carne.

Ingredientes:
Molho bechamel
Frango de churrasco (sobras)
Requeijão
Alho francês
Aipo
Parmesão ralado
Sal e pimenta, azeite  e manteiga ou margarina
Placas de lasanha

  1. Numa frigideira aquecer um pouco de azeite e saltear o alho francês e o aipo picados. Quando tiverem cozinhado, juntar o frango cortado em pedaços e temperar com o molho do frango (no fundo da embalagem fica sempre algum molho de frango de churrasco). Se tiverem pouco molho, temperar com sal e pimenta.
  2. Escaldar as placas de massa em água com sal a ferver, uma a uma e reservá-las sobre um pano.
  3. Untar o tabuleiro com manteiga e forrar o fundo com placas de massa. por cima colocar metade da mistura de vegetais e frango, juntamente com 2/3 do requeijão (desfeito com um garfo). Cobrir com molho bechamel. Repetir novamente as camadas de ingredientes.
  4. Por fim pôr uma nova camada de massa, cobrir com o último terço do requeijão e com uma camada de bechamel. Polvilhar com parmesão e cobrir bem o tabuleiro com folha de alumínio.
  5. Levar ao forno 30 minutos, retirar a folha de alumínio e deixar mais 5 ou 10 minutos até dourar por cima.
As fotos do final não ficaram apresentáveis. Salvou-se esta que é logo do início da montagem da lasanha.

Bom apetite.

sábado, 7 de maio de 2011

Almoço de Páscoa II: Polenta com Parmesão no Forno


Nunca tinha experimentado fazer polenta, que cá por casa é mais frequente e carinhosamente tratada por Papas de Carolo, mas como isso das papas (tal como a polenta o era na Itália) é coisa de gente pobre, o nome que agora tá na moda é o italiano, polenta. Mas adiante, a polenta é feita com carolo (ou sémola) de milho, isto é, uma farinha grosseira de milho. Pode ser servida de várias maneiras: ou cremosa, tipo puré de batata ou consistente, sendo neste caso geralmente fatiada e dourada no forno, na grelha ou por fritura.

A que fiz foi na versão mais consistente, que tem o conveniente de poder ser feita na véspera, deixada no frigorífico para solidificar e depois no próprio dia foi só fatiar e levar ao forno para tostar.

Ingredientes:
250g de sêrmola de milho
1 litro de água
1 cubo de caldo de galinha
1 chávena de parmesão ralado
1 colheres de sopa de manteiga
Sal e pimenta qb

  1. Num tacho levar a água ao lume e quando começar a ferver juntar o caldo e depois a sêmola progressivamente e mexendo sempre para não formar grumos. Baixar um pouco o lume e continuar a mexer até que as papas se comecem a soltar da parede do tacho (pode levar algum tempo, uns 20 minutos...).
  2. Juntar a manteiga, o parmesão, a pimenta e rectificar o sal.
  3. Espalhar a polenta num tabuleiro e levar ao frigorífico até arrefecer.
  4. Quando for para servir, fatiar, dispôr num tabuleiro, polvilhar com mais parmesão e levar ao forno  para tostar no grill, virando depois a polenta para dourar do outro lado.
Bom apetite.
Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template