quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Bolo de Iogurte de Limão e Sementes de Papoila


Andam aí pelas pastelarias do país uns muffins de limão, embrulhados em papel preto, que são uma perdição. Foram eles o incentivo para este bolo de limão e sementes de papoila. A inspiração, essa, veio do blog Smitten Kitchen e das suas variações sobre uma receita da Ina Garten, a Barefoot Contessa da Culinária. A desculpa, por sua vez, veio da presença esperada de visitas cá em casa e foi só mesmo uma desculpa que o bolo acabou por ser todo comido pela malta da casa, mas enfim, os bolos sabem-me melhor se tiverem uma desculpa.

Ah e este é um bolo que precisa dum aviso: é preciso gostar de limão!

Ingredientes (medidos em pacotes de iogurte):
3 pacotes de farinha
2 pacotes de iogurte natural (não açucarado)
2 pacotes de açúcar
1 pacote de óleo vegetal
3 ovos
raspa de 2 limões
3 colheres de chá de fermento
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de extracto de baunilha
2 colheres de sopa de sementes de papoila

75ml sumo de limão + 75g de açúcar

  1. Aquecer o forno a 180ºC e preparar* uma forma tipo bolo inglês.
  2. Peneirar a farinha e juntar-lhe o sal e o fermento.
  3. Noutra tigela bater os ovos com o açúcar, baunilha, iogurte e raspa de limão. Juntar depois a farinha e envolver. Por fim incorporar o óleo.
  4. Levar ao forno durante 50 minutos ou até um palito sair seco no centro. Deixar arrefecer 10 minutos e retirar da forma.
  5. Entretanto levar ao lume o sumo de limão com o açúcar até dissolver. Verter sobre o bolo ainda morno deixando-o ensopar (é mais fácil se se fizer vários furinhos na superfície com um palito e se se usar um pincel). deixar arrefecer completamente.

Se quiserem ainda se pode, depois de arrefecido cobrir com uma cobertura de limão, bastando para isso juntar 1 pacote de açúcar em pó com 2 colheres de sopa de sumo de limão e verter sobre o bolo.

*A minha forma é de silicone e por isso não precisa de nenhuma preparação. As formas de outros tipo convém que sejam forradas no fundo com papel vegetal, untadas com manteiga e polvilhadas com farinha.


Bom apetite.




sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Queques de Banana e Chocolate



Para começar uma confissão: ultimamente dá-me para comprar bananas sabendo que não as deverei conseguir comer em tempo útil, só para as ver ficar cada vez mais pretas no frigorífico e ter uma boa desculpa para fazer algum tipo de bolo com elas. 

Desta vez para além da desculpa da maturidade avançada, havia também a desculpa da necessidade do farnel a meio dum passeio fisicamente puxado (para quem não está habituada, o que é o caso). Sim, que a vida não é só hambúrgueres de porco e maçã... um docinho também calha sempre bem.

A receita é da Nigella Lawson e contrariamente ao que eu esperaria (dada a fama de gulosa da senhora) acho que precisam de um pouco mais de açúcar da próxima vez. Confirmo a previsão dela em relação à quantidade: a receita dá 12 queques certinhos. Queques, sim. Para mim muffins, cupcakes e quejandos vão todos corridos a queques, que ao menos é um nome bem aportuguesado e generalista. Tirando o Bolo de Arroz, que no fundo é um queque mas respeitável e com direito a nome próprio.

Ingredientes:
3 bananas muito maduras
125ml de óleo vegetal
2 ovos
100g de açúcar amarelo
225g de farinha
3 colheres de sopa de cacau
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

  1. Esmagar as bananas e misturar-lhes primeiro o óleo e depois o açúcar e os ovos.
  2. Numa outra tigela misturar a farinha, cacau e bicarbonato e juntar ao preparado anterior. Misturar só o suficiente para homogeneizar.
  3. Verter numa forma de queques (untada se for necessário) e levar ao forno a 200ºC durante 15-20 minutos (até um palito no centro do queque sair limpo).

É tão rápido... quer para fazer, quer para comer. Bom apetite.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Hamburguer de Porco e Maçã com Cebola Caramelizada



Enquanto chegavam e não chegavam as férias houve uns passeios do programa Ciência Viva no Verão que me foram trazendo o aroma das férias de Verão para os fins de semana que intervalam o trabalho. Uns mais calmos que outros mas aconteceu que este ano foram todos à volta da geologia. Ora, depois de uma manhã andar pedregulho acima, pedregulho abaixo pela Serra da Arrábida e com a perspectiva de uma continuação pela tarde fora, é preciso algo para recuperar as energias a meio do dia. Neste último passeio, em redor do Portinho da Arrábida, parte desse precioso combustível foram estes refrescantes hambúrgueres.


Ingredientes:
450g de carne de porco picada
1 maçã ralada sem casca
1 cebola finamente picada
1 ovo batido
Sálvia picada, azeite, sal e pimenta qb

2 cebolas em rodelas

1 colher de sopa açúcar mascavado
Manteiga qb

  1. Colocar a cebola em rodelas ao lume baixo com o açúcar e a manteiga. Deixar cozinhar lentamente, durante cerca de 40minutos, mexendo de vez em quando, até caramelizar.
  2. Entretanto, colocar a cebola picada 30 segundos no microondas na potência máxima (passo opcional, corta um pouco a intensidade da cebola: a que usei era muito forte).
  3. Misturar a cebola com os restantes ingredientes, temperar com sal e pimenta e levar ao grelhador ou à frigideira com um pouco de azeite quente, cerca de 7 minutos de cada lado.
  4. Servir com a cebola caramelizada.
Esta receita pertence à revista de culinária Olive e podem vê-la aqui. Gostei bastante e hei-de repetir noutras ocasiões.

Bom apetite.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Tarte de Tomate Cherry Assado

Este ano resolvi aproveitar a marquise, que é grandita e virada a sudeste, para fazer uma mini-horta. Nada muito complicado que eu não sou muito dedicada e a experiência é nula. Primeiro umas ervas de cheiro, manjericão, sálvia (que já faleceu), tomilho, cebolinho, coentro, salsa (com quem entrei em conflito quando se encheu de bicharada). Depois umas malaguetas em hidropónica, umas alface daquelas que crescem em altura e uns tomateiros cherry. Agora estou à espera para ver se as flores da beringelas vão dar fruto ou não.

Foi com os tomates cherry da minha marquise que fiz esta tarte. Podiam ser algo assimétricos mas eram bem saborosos.


Ingredientes
1 base para tarte (massa quebrada pré-feita ou esta receita, por exemplo)
1 Queijo fresco ou ricotta (fiz fresco, como nesta receita) qb
100g de queijo emmental ou cheddar (em cubos)
100g de fiambre ou mortadela (em cubos)
1 ovo (opcional)
12-15 tomates cherry
3 dentes de alho
azeite, manjericão, sal e pimenta

  1. Num tabuleiro colocar os tomates e os dentes de alho inteiro, temperá-los com azeite, sal e pimenta e levar ao forno cerca de 20 minutos a 180ºC. 
  2. Forrar uma tarteira com a base de massa quebrada. Levar ao forno (com feijões a servir de peso) durante 5 minutos.
  3. Numa tigela misturar o queijo fresco com os cubos de friambre e emmental. Opcionalmente juntar um ovo batido. Temperar com sal e pimenta e manjericão.
  4. Cobrir com a base da tarte com mistura de queijo fresco.
  5. Por cima colocar os tomates assados (com ou sem pele, como preferirem).
  6. Levar ao forno a 180ºC cerca de 20 minutos.

A verdade é que assim que os tomates saíram do forno da primeira assadura foi logo uma tentação não os comer assim mesmo. Mas pronto, o resultado final valeu a pena e ainda deu pra molhar pão no molho que ficou, enquanto se esperava que a tarte cozinhasse.


Bom apetite.
Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template