terça-feira, 22 de maio de 2012

Queques de Banana e Iogurte


Sozinha em casa num dia chuvoso, embrenhada na arrumação do escritório, arriscando ficar soterrada sob o saco quase da minha altura dos papéis (lixo) que se foram acumulando desnecessariamente ao longo de um ano e quem sabe só daqui a uma semana alguém dar pela minha falta (como se a minha mãe, tia ou o homem da casa não me ligassem todos os dias...). Mereço uma guloseima, não?

Que seja de banana não é de todo inocente: quando as comprei amarelinhas e frescas, já as imaginava enegrecidas e para lá de maduras a pedirem como derradeiro golpe de misericórdia o quentinho do forno.


Ingredientes para 6 queques (medidos no copo do iogurte)
1 iogurte de cereais
1+3/4 copos de farinha com fermento
1/2 copo de açúcar
1/2 copo de óleo
1 banana grande esmagada
1 ovo grande
Canela e cardamomo em pó, a gosto


  1. Numa tigela misturar o ovo, a banana esmagada, o iogurte e o óleo. Noutra peneirar a farinha e juntar com o açúcar e as especiarias. Juntar lentamente os ingredientes secos aos húmidos, incorporando-os só até estarem misturados.
  2. Distribuir por formas de queques, untadas se necessário e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20-25 minutos. Deixar repousar 5 minutos e desenformá-los.
Bom apetite.


quarta-feira, 16 de maio de 2012

Arroz de Abóbora e Cogumelos


E quem é que precisa de Bimbis para fazer o jantar todo num só tacho? Os arrozeiros cá de casa não precisam certamente. :-P

Este ano resolvi semear uma aboboreira na marquise. O meu problema, com o facto de ser uma marquise, é o espaço: nem tenho espaço para ter uma planta que se alargue muito, cresça a trepar por todo o lado e que precise de muito espaço para onde esticar as suas raízes, como também não me convém uma planta com potencialidade para ter frutos de vários quilos. Optei por uma aboboreira de abóboras mini (Jack Be Little): mesmo assim vai trepar (e se correr como planeado ocupar uma parte de uma dos estendais que tenho mas ao menos é compatível com a vida num vaso e os frutos para além de comestíveis são pequenos e muito decorativos. E agora que chegou a Primavera em força e que tenho a aboboreira cheia de flor, lembrei-me que também ainda tenho muita abóbora no congelador.

Ingredientes:
Arroz qb para 4
400g de abóbora em cubos pequenos
250g de cogumelos frescos fatiados
100g de bacon em tiras
1 cebola pequena
2-3 dentes de alho
1 malagueta grande ou pimenta cayenne
Sal, azeite, pimenta e sálvia qb



  1. Num tacho aquecer um pequeno fio de azeite. Juntar o bacon e deixar dourar. Retirar o bacon e reservar.
  2. Refogar a cebola e o alho e depois juntar os cogumelos em lume médio forte. Temperar com sal, pimenta, sálvia e malagueta picadas (sem veios nem sementes). Deixar cozinhar até a água dos cogumelos evaporar.
  3. Juntar a abóbora em cubos pequenos.
  4. Quando a abóbora estiver a começar a amolecer juntar o arroz. Deixar fritar um ou dois minutos e depois juntar água (o dobro do volume do arroz). Quando levantar fervura, baixar o lume e tapar. Deixar cozer 12 minutos e deixar repousar tapado mais 5 minutos.
  5. Juntar o bacon frito e mexer bem o arroz com um garfo.

Bom apetite.







terça-feira, 1 de maio de 2012

Páscoa: Pá de Borrego com Alecrim


Cada vez que faço borrego não consigo deixar de recordar o dia em li numa revista de culinária a explicação sobre a diferença entre cabrito e borrego. Dizia a publicação que um borrego era até aos 6 meses, a partir dos 6 meses chamava-se cabrito. Achei-lhe tanta piada que na altura até scaneei para recordação.

 Enfim, mas voltando ao borrego em questão(que neste caso foi pascal, mas só agora chegou ao blog), esta é a receita ideal para quem tem um almoço de família para montar sem ajuda e precisa de algo que por assim dizer se faça sozinho e que resulte como se tivesse dado muito trabalho. A receita é do Jamie Oliver e a foto dele é bem mais apresentável que a minha.

Ingredientes (4 pessoas):
1 pá de borrego
Alecrim em ramo a gosto
1 cabeça de alho
Azeite, sal, pimenta

-para o molho:
1 colher de sopa de farinha
400ml de caldo de galinha ou vegetais
2 colheres de sopa de alcaparras picadas
2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
Hortelã qb

  1. Ligar o forno no máximo. Colocar num tabuleiro metade dos ramos de alecrim e do alho (inteiro) espalhados pelo fundo. Fazer alguns golpes no borrego, untá-lo com azeite, sal e pimenta.
  2. Colocar o borrego sobre o alecrim e o alho e por cima dele dispôr o restante alecrim e alho. Cobrir bem o tabuleiro com papel de alumínio.
  3. Colocar no forno e reduzir a temperatura para 170ªC. Deixar cozinhar cerca de 4 horas (o meu levou 3h30 mas a pá tinha golpes muito profundos correspondentes às porções para as 4 pessoas).
  4. Tirar do forno. Enrolar a carne em papel de alumínio e numa toalha e deixar repousar. Entretanto extrair do tabuleiro a maior parte da gordura e os talos do alecrim.
  5. Juntar a farinha aos molhos da carne que ficaram no tabuleiro e levá-lo ao lume no fogão. Juntar o caldo e deixar ferver, misturando bem. Juntar as alcaparras e deixar reduzir em lume médio. No final juntar a hortelã picada e o vinagre e servir como acompanhamento à carne.
Boa primavera e bom apetite.



Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template