domingo, 23 de setembro de 2012

Pá de Porco com Maçãs Assadas


Estive mesmo para chamar a esta receita Porco de Outono. Já não estávamos habituados a um Outono que chegasse a horas, que ficasse ali mesmo à coca, à espera do Equinócio para se instalar na atmosfera. E esta receita calhou mesmo bem ao dia mais fresquito e molhado com que fomos brindados nesta estreia. Senão reparem: nela há carne, há maçãs, há cebolas e há o quentinho do forno e um aroma no ar. Tudo clama Outono e aconchego.

A receita foi adaptada da Cooking Light, onde originalmente era feita com costeletas que, por um acaso da vida, tive de substituir por uma bela fatia de pá de porco, que leva um pouco mais de tempo a cozinhar.


Ingredientes (2 pessoas):
1 fatia de pá de porco grande
1 maçã Gala (em cubos)
4 cebolas pequenas (cortadas ao meio)
1/2 chávena de caldo de galinha (baixo teor de sal)
1/2colher de chá de farinha sem fermento
1 colher de chá de vinagre de sidra
Azeite, manteiga, sal, pimenta e ervas da provença

  1. Numa frigideira aquecer um fio de azeite e saltear as cebolas um minuto de cada lado. Colocá-las num tabuleiro de ir ao forno, juntamente com os cubos de maçã. Temperar com pimenta, ervas da Provença e colocar em cima de cada pedaço de cebola e maçã umas raspinhas de manteiga com sal.
  2. Temperar a carne com um pouco de sal e, na frigideira anterior, aquecendo mais um pouco de azeite se necessário, fritar a pá de porco, cerca de 4 minutos de cada lado. Retirar da frigideira, temperar com a pimenta e as ervas e colocar no centro do tabuleiro da cebola e maçã.
  3. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC, durante cerca de 15 minutos até a carne acabar de cozer e a maçã e cebola ficarem moles.
  4. Entretanto juntar à frigideira onde se fritou a carne, o caldo de galinha e a farinha. Levar ao lume, raspando os molhos da carne que tenham ficado agarrados ao fundo. Deixar reduzir até engrossar. Juntar o vinagre e uma pequena noz de manteiga. Servir com a carne.

Bom Outono! No prato e lá fora.


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Peito de Frango Recheado com Requeijão e Pesto


Se o calendário fosse feito por mim, estávamos agora no aproximar da passagem de ano. O fim das férias dá um tom de fim de festa mas a mudança no tempo anuncia uma nova fase. Depois do torpor de Agosto a vida ganha balanço para retomar o seu ritmo normal, surgem novos projectos, novas pessoas, novas possibilidades. Há no ar toda uma promessa de mudança típica de um ano que começa e um vigor renovado para os projectos que adormeceram no marasmo do estio.

Gosto desta época de Outono-por-instalar, em que os dias são quentes mas quebrados por um ou outro lavado a choviscos, que de escassos nos matam saudades sem enfastiarem.


Ingredientes
1 peito de frango por pessoa
Requeijão
Pesto de manjericão (neste caso usei de compra)
Queijo ralado para gratinar
Sal, azeite e pimenta qb




  1. Em cada peito de frango, com uma faca, fazer um corte lateral de modo a criar uma bolsa no meio da carne.
  2. Untar o interior da bolsa com o pesto e rechear com requeijão. Fechar com um palito se necessário. Temperar o exterior com um pouco de sal (pouco por causa do pesto) e pimenta.
  3. Numa frigideira levar ao lume médio um fio de azeite. Fritar os peitos de frango, uns minutos de cada lado, até dourar ligeiramente.
  4. Retirá-los do lume e colocá-los num pirex. Espalhar sobre cada um uma camada de pesto e por cima algum queijo ralado. Levar ao forno quente cerca de 15 minutos até acabar de cozinhar.
:
Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template