terça-feira, 14 de maio de 2013

Salada de Ovo e Espargos



A última leva de espargos silvestres deste ano, pelo menos foi o que eu disse à cigana que me persegue com molhos deles. E devem ser realmente, que o tempo já está mais seco, os prados já estão a amarelecer e a época está a passar. E, não menos importante, pelo preço a que os vendem, isto não é coisa pra muitas vezes por ano...

E agora, uma coisa deselegante: desta vez descobri que pertenço àquele grupo de pessoas que ficam com a urina com um cheiro mesmo estranho depois de comer espargos (ou melhor, ao grupo das que conseguem notar o dito cheiro). Nunca tinha dado atenção mas desta vez, tendo comido espargos em 3 dias seguidos, foi notório. E pronto, fim de conversa, não se fala mais nisso.

Ingredientes:
4 ovos cozidos (usei de pata porque tinha muitos...)
4 batatas médias/grandes de cozer
1 molho pequeno de espargos
100g de peito de perú fumado
1 colher de sopa de maionese
1colher de sopa de iogurte natural
1 colher de sobremesa de mostarda de Dijon ou com grãos
Sal e pimenta qb

  1. Cozer as batatas inteiras com casca com um pouco de sal.
  2. Cortar os espargos em troços (depois de eliminar as pontas lenhosas). Podem-se cozer em água a ferver, durante poucos minutos ou então, que foi o que fiz, colocá-los no acessório de cozer a vapor da panela pressão, pô-lo por cima do tacho das batatas e tapar durante 3-4 minutos.
  3. Descascar a batata e cortar em pedaços. Juntar-lhe os espargos, os ovos cozidos em pedaços, o peito de peru fumado e misturar.
  4. Numa taça misturar a maionese, iogurte, mostarda, sal e pimenta. Mexer bem e misturar no resto da salada.
  5. Servir quente ou frio.

Bom apetite.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Perna de Peru Fatiada com Molho de Mostarda e Limão




Não faço ideia porque no supermercado chamam às fatias de perna de peru, costeletas de peru. Deve ser alguma teoria de marketing qualquer ou ideia de algum mau aluno de anatomia... Mas seja como for, a dita peça de talho é muito jeitosa para quem tem uma casa com poucos comensais e pouco tempo para cozinhar, especialmente quando comparado com a tarefa de cozinhar uma perna inteira.

Ingredientes:
4 fatias de perna peru (sem pele)
1 colher de sopa de mostarda (a mostarda normal, para mim, é a que funciona melhor aqui)
Sumo de 1/2 Limão
1 alho francês grande ou 2 pequenos
Sal, pimenta, azeite, manteiga


  1. Num recipiente grande o suficiente para caberem as fatias de peru em camada única, misturar a mostarda, sumo de limão, sal, pimenta e um pequeno fio de azeite. Misturar, provar e rectificar a gosto.
  2. Colocar o peru no recipiente tendo o cuidado de passá-lo nos dois lados pelo molho. Deixar marinar no mínimo 30 minutos (mais tempo, se tempo tiverem), virando a meio.
  3. Numa frigideira ou tacho grande aquecer um fio de azeite. Secar as fatias de peru com papel de cozinha e reservar a marinada. Fritar o peru de ambos os lados, em lume alto, até dourar.
  4. Baixar o lume, juntar a marinada e o alho francês em rodela. tapar e deixar cozinhar até o peru estar bem cozido. Mexer de vez em quando.
  5. No final juntar uma noz de manteiga ao molho, misturar até derreter e servir.
Obviamente que podem fazer sem tirar a pele ao peru mas eu pertenço à facção que acha as peles de aves cozinhadas para lá de nauseantes só de olhar pra elas. E podem não usar a amnteigas mas em coisas muito limonadas acho que arredonda a acidez duma maneira muito agradável.


Bom apetite e bom dia da espiga.



domingo, 5 de maio de 2013

Tarte de Queijada de Abóbora


Se a vossa mãe for tão gulosa quanto a minha, uma sobremesa é a melhor prenda que lhe podem dar neste Dia da Mãe.

A receita é baseada nesta receita do blog Receitas para a Felicidade. O puré de abóbora fiz assando dois pedaços de abóbora manteiga untados em azeite (e virados com a pele para cima). Depois tirei a pele, prensei para tirar a água em excesso e passei com a varinha.


Ingredientes:
1 placa de massa quebrada
230g de puré de abóbora
130g de açúcar
2 ovos
200g de queijo creme (usei light)
Raspa de 1 laranja
1 colher de chá de canela
1/4 colher de chá de noz moscada
1 colher de chá de baunilha


  1. Aquecer o forno a 180ºC. Preparar uma tarteira, untando-a ou forrando a papel vegetal (usei o que vem com a massa). Colocar a massa na tarteira e picá-la com um garfo.
  2. Numa taça juntar a abóbora, açúca, ovos, o queijo e os restantes ingredientes. Misturar tudo bem até ficar homogéneo. Verter na tarteira.
  3. Levar ao forno cerca de 35min, até a massa deixar de estar líquida. deixar arrefecer e servir.


Bom Dia da Mãe.
Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template