domingo, 20 de outubro de 2013

Salada de Milho com Bacon e Cebola Caramelizada


O fim do Verão e o princípio do Outono tem os seus encantos e um deles é as maçarocas de milho fresco que aparecem nos supermercados na recta final do Verão. Grelhadas, na brasa ou no bico do fogão não precisam mais que manteiga (ainda que eu não dispense também umas gotas de limão) mas se resistirmos a esse primeiro impulso, há um sem fim de saladas maravilhosas que se podem fazer com elas.

Ingredientes:
2 maçarocas de milho fresco
100g de bacon em tiras
1 cebola vermelha pequena
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de chá de açúcar
Coentro, sal e pimenta


  1. Cozinhar o milho: pode ser cozido, 10 minutos em água à ferver e depois arrefecido ou grelhado na brasa 8 minutos de cada lado. Ou então, como eu o faço normalmente, que é grelhado no bico do fogão em lume médio e ir virando pregressivamente com uma tenaz para cozer e corar de todos os lados.
  2. Fritar o bacon numa firigideira (sem outra gordura) até ficar bem tostado. Reservar o bacon e descartar a maioria da gordura que ficou na frigideira.
  3. Nessa mesma frigideira, cozinhar a cebola cortada com o azeite, vinagre, açúcar e um pouco de sal. Deixar cozinhar cerca de 25 minutos até caramelizar.
  4. Numa taça juntar o milho retirado das maçarocas, a cebola e o bacon. Temperar com sal, pimenta e coentros picados.
A receita é do site Food52 e mais uma vez eles não me deixaram mal. :-)

Bom apetite.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

A Época da Marmelada


A época da marmelada é um desgraça! Eu nem ligo muito a marmelada, nunca tenho desejos de marmelada, nunca compro nem nunca faço marmelada. Mas chega a esta altura do ano e em todo o meu redor começa um corrupio de gente a trocar sacas de marmelos, primeiro, e taças de marmelada depois. E havendo, principalmente no trabalho, eu não lhe resisto. É uma desgraça.

Em relação à marmelada que a minha mãe faz, eu sou obviamente suspeita. Mas se me perguntarem eu juro a pés juntos que não há melhor que a dela: sequinha e macia. É comum pedirem-me a receita. Eu todos os anos lha vou pedindo e partilhando mas passa um ano e já não me lembro. Este ano fica o assunto resolvido: tomei nota e agora aponto onde sei que nunca me esqueço - aqui.

A receita dela é muito, muito simples e rápida. Tirando uma parte: arranjar os marmelos, parte essa que ela faz com metódico afinco (e então destes marmelos caseiros, que vêm sempre com "olhos" e alguns com bicho, dão bem trabalho nessa parte).

Ingredientes:
Marmelos
Açúcar
(e é tudo...)

  1. Arranjar os marmelos, deixando a casca mas tirando todo e qualquer ponto negro e todo e qualquer vislumbre de caroço. Cortá-los em cubos pequenos e colocá-los de molho em água para os primeiros não oxidarem enquanto se tratam dos seguintes.
  2. Escorrer a água, pesá-los e colocar na panela de pressão.
  3. Por cima colocar um pouco menos de açúcar do que o peso dos marmelos (ex: 1kg marmelo, 0,9-0,8kg de açúcar).
  4. Levar ao lume e quando a carrapeta da panela começar a girar, contar 10 minutos.
  5. Tirar do lume, passar com a varinha mágica e distribuir por recipientes para arrefecer e secar.

Tá feito. E é assim o Outono... uma desgraça.

Bom apetite.



Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template