domingo, 22 de novembro de 2009

Caril de Camarão


O caril é uma mistura de especiaria originária da Índia mas que ao longo do tempo se tornou comum e natural em todo o sul da Ásia e mais recentemente em todo o mundo. Não há uma receita definida para a mistura de especiarias, podendo ter até mais de 60 constituintes, variando esta composição com a região asiática em questão e com as suas plantas e gostos locais. Tradicionalmente na Índia é preparado sobretudo a partir de especiarias secas e em pó enquanto por exemplo na Tailândia é usado sobretudo na forma de pastas que variam na intensidade do seu picante, feitas a partir de condimentos frescos.

As pastas de caril tailândes, tal como o pó de caril indiano, podem em vários sítios serem compradas já feitas e usadas directamente na realização do prato, o que facilita o trabalho e a procura de ingredientes pouco comuns. Quando pensei em fazer caril, ia fazê-lo com pasta de caril vermelho tailândes. Mas descobri que já só me restava um resto, uma colher de chá mal cheia, o que era claramente insuficiente. Assim acabou por ser em parte tailândês, em parte indiano e em parte "criatividade" minha. No entanto a receita que aqui deixo vai ser só com o caril indiano, que é mais fácil de encontrar do que o tailândes.

Ingredientes (2 pessoas):

400g camarão médio
1 cebola picada
1 tomate pelado, sem sementes
1 maçã descascada, descaroçada e picada
300ml de leite de côco
2 dentes de alho
1 malagueta (eu gosto do meu extra-picante, a doer, por isso pus mais)
1 colher de sopa de caril em pó

1 colher de café de mistura de 5 bagas moída (mistura de pimentas + sementes de coentro)

2 folhas de erva-príncipe (erva-limeira)

coentros
sumo de lima ou limão

  1. Num almofariz juntar o alho, o caril, a malagueta picada, a mistura de 5 bagas, algumas hastes de coentro e umas gotas de sumo de lima. Esmagar tudo bem, formando uma pasta. Se quiser pode provar um pouco da pasta para ver seu nível de picante. Se estiver pouco picante pode-se juntar já mais pimenta branca.
  2. Num frigideira ou wok aquecer um pouco de óleo e juntar a cebola. Quando estiver translúcida juntar as folhas de erva-prícipe e a pasta de caril, envolvendo a cebola nela, até começar a libertar a sua fragância. Juntar depois a maçã e quando esta começar a desfazer juntar o tomate esmagado ou em pedaços. Cozinhar 3-4 minutos mexendo bem, para ir desfazendo algum pedaço maior.
  3. Juntar o leite de côco e deixar ferver 3-4 minutos. Provar para verificar nível de picante, se estiver pouco, juntar mais pimenta branca moída.
  4. Adicionar os camarões e deixar cozinhar até ficarem rosados. Desligar o lume, retirar as folhas de erva-prícipe e polvilhar com coentros picados. Servir com arroz branco, de preferência basmati.

Bom apetite!

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template