segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Tiramisù


 O bom deste doce italiano é que derrete na nossa boca fundindo os paladares um pouco amargos do café, cacau e chocolate preto com o doce leve do creme de mascarpone e misturando as texturas tão diversas da bolacha humedecida, do chocolate denso e do creme suave.

Há cinco anos atrás, no meu estágio de curso, a Bárbara, uma outra estagiária italiana a fazer Erasmus na minha faculdade passou-me a sua receita de Tiramisù, que guardei como uma preciosidade. Para esta ocasião houve que adaptar um pouco as quantidades para poder servir 8 pessoas. Uma outra alteração foi a opção pelo cacau em vez das raspas de chocolate: é muito mais fácil polvilhar o cacau directamente da embalagem em vez de ter o trabalho de raspar uma tablete inteira e no final a humidade acaba por molhar o cacau, dando-lhe outra voluptuosidade na cor e na textura. Por outro lado, para não ter saudades de sentir aqui e ali aquelas raspas um pouco maiores a quem o nome de pedaços já não fica mal, parti grosseiramente uns quadrados de chocolate negro para distribuir espaçadamente por cima do cacau.

Aqui fica a receita.


Ingredientes:
300g de palitos La Reine
500g de mascarpone
5 colheres de açúcar
5 ovos
+/- 500ml de café forte morno
cacau em pó q.b.
6 a 8 quadrados de chocolate negro (70% cacau) cortado grosseiramente (ou 1 pacote de pepitas de chocolate)


  1. Numa tijela bater as gemas com o açúcar até formar uma massa homogénea com alguma espuma. Juntar o mascarpone e homogeneizar.
  2. Bater as claras em castelo firme e juntá-las ao preparado anterior. Envolver suavemente com uma espátula.
  3. Colocar o café numa taça onde caiba o comprimento de um palito La Reine. Mergulhar um a um no café, virando dos dois lados, por breves segundos (se se deixar tempo demais, vão-se partir). Ir forrando com eles o fundo de um piréx rectângular (o que usei tem à volta de 30x20cm). Cobri-los com uma camada de creme de mascarpone e alisá-la. Polvilhar com cacau em pó e algumas pepitas de chocolate.
  4. Colocar nova camada de palitos embebidos em café, creme e terminar com o cacau e pepitas de chocolate.
  5. Refrigerar pelo menos 2 horas para a humidade se distribuir e os sabores se misturarem.

Numa última nota: é também tradicional mas não obrigatório incluir um pouco de Licor Marsala (ou outro licor ou mesmo vinho do Porto) no creme de mascarpone. Eu não aprecio portanto não o adicionei mas quem gostar é experimentar.

E pronto, é simples e delicioso. Bom apetite!



2 comentários:

  1. Não só apareço mais vezes como sou assídua! :) E esta sobremesa é só das minhas preferidas... Acho que o bom era fazermos o jantar em tua casa e tu cozinhas... Que tal? :P

    (Obrigada, já agora...)

    ResponderEliminar
  2. Inicialmente pensámos nisso, em ser lá em casa mas agora a coisa está a inclinar-se para um restaurante.

    Já uma vez vos fiz tiramisu, mas dessa vez não saiu muito bem... estive o tempo todo a falar ao telefone enquanto o fazia... Ai, ai.

    Desta vez ficou bem melhor.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template