terça-feira, 11 de maio de 2010

Moqueca de Camarão


Quando se falam em pratos típicos de alguma região, há sempre quem se questione sobre a autenticidade de cada receita. Mas a realidade é que não há versão de uma receita mais autêntica do que aquela que a nossa mãe ou a nossa avó faziam quando eramos pequenos e isso é igualmente verdade para a versão de toda e qualquer avó e mãe mesmo sabendo que se elas se juntassem todas numa gigantesca cozinha, não haveria duas receitas iguais.

Ora neste caso, eu não tenho de todo a pretensão de apresentar a verdadeira, a autêntica receita de Moqueca de Camarão. Não só porque nunca fui à Bahia e a minha mãe e muito menos a minha avó (também conhecida como a 'nha 'vó) nunca me fizeram este prato mas sobretudo porque a primeira vez que o provei, foi a seguir a tê-lo feito. Assim, não me soube à Bahia, não me soube à infância, não sei nem tenho por enquanto como saber se me soube àquilo que é suposto saber uma Moqueca de Camarão mas uma coisa eu sei: soube-me bem. E isso, muitas das vezes, basta-me.

E como é que cheguei a esta versão? Li várias receitas de Moqueca, todas elas com diferenças entre si e escolhi de cada uma as opções que me pareceram mais sensatas e adequadas ao meu gosto para compilar nesta minha versão.

Ingredientes (6 pessoas):
1kg de camarão sem casca
1 colher de sopa de pimento verde picado
1 colher de sopa de pimento vermelho picado
1 malagueta picada (com ou sem sementes consoante o gosto)
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
2 tomates picados
2 colheres de sopa de polpa de tomate
2 colheres de sopa de óleo de palma (azeite de dendem)
1 lata de leite de coco
1 colher de sopa de coentros picados
2 colheres de sopa de salsa picada
2 colheres de sopa de cebolinha verde picada (não tinha, usei rama de cebola)
1 colher de sopa de maizena
Sumo de meio limão
Azeite, sal, pimenta

  1. Temperar os camarões com um pouco de azeite, sal, pimenta e sumo de limão. Deixar repousar 30 minutos.
  2. Entretanto, refogar a cebola num pouco de azeite até ficar translúcida. Juntar o pimento, o alho, a malagueta e o tomate picado e deixar cozinhar 5 minutos.
  3. Juntar a polpa de tomate e o óleo de palma e mexer bem. Adicionar o leite de coco e deixar levantar fervura.
  4. Juntar os camarões, as ervas aromáticas e a maizena. Deixar cozinhar em lume médio até os camarões ficarem cozidos (cerca de 5 minutos).
  5. Sevir com arroz branco.
A maior parte das receitas que vi tinha uma proporção maior de pimento que esta. Mas como eu não gosto muito de pimentos preferi mantê-los mais discretos.

Bom apetite!

11 comentários:

  1. Olá olá,

    Pela descrição parece ser bom =)

    Eu ando há muito tempo para fazer comidas com leite de coco e já o encontrei no supermercado, mas tenho um bocado de medo de não gostar. Mas acho que tenho mesmo de fazer qualquer coisa para dissipar as minhas dúvidas.

    boas receitas

    ResponderEliminar
  2. NUNCA COMI , MAS GOSTEI DO ASPECTO DESTA

    ResponderEliminar
  3. Talvez o melhor pra quem tem medo de experimentar receitas com leite de coco é começar com o leite de coco light. É light não só no teor de gordura mas também na intensidade do sabor e assim dá pra ter uma ideia se se gosta ou não.

    ResponderEliminar
  4. Pessoalmente, moi meme não só adora o ingrediente leite de coco como gostou dos restantes elementos culinários envolvidos. Passou directamente para a lista dos "a fazer" (mesmo não pertencendo ao conjunto de receitas tradicionais 'nha mãe... ou 'nha 'vó) :p

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Sabes, como conheci a 'nha 'vó já ela ia numa fase avançada da vida, só lhe conheci duas receitas tradicionais: coscorões e arroz doce. Uma mete-me medo tentar, a outra não me encanta por aí além. :)

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. :) Eu também. Mas acho que dá demasiado trabalho pra depois no final não sairem tão bem quanto saíam as da minha avó. Por isso ainda não me aventurei.

    ResponderEliminar
  8. Que aspecto excelente! Nunca comi...bjinhos

    ResponderEliminar
  9. Aprecio seu interesse em fazer uma comida da Bahia - comida baiana. Sou da Bahia e faço moqueca utilizando a receita dos meus ancestrais... Não utilizamos alho, pimentos e nem maizena. Colocamos limão e a pimenta malagueta é opcional. É uma comida saborosa e aromática! Um forte abraço, Catia

    ResponderEliminar
  10. Obrigado Cátia por partilhares. A cozinha baiana parece-me cheia de coisas boas... ou pelo menos eu leio a "Dona Flor e Seus Dois Maridos" e fico de água na boca.
    Jinhos, Ana Vidazinha

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template