terça-feira, 21 de setembro de 2010

Pataniscas de Polvo


Já foi na primavera passada que numa bela tarde de fim de semana, enquanto regressava a casa de carro, ouvi uma entrevista deliciosa a Filipa Vacondeus no programa "Fala com Ela" da Rádio Radar. A meio da entrevista gabava a mítica cozinheira e apresentadora a cozinha típica portuguesa em geral e as pataniscas de polvo em particular, enfaticamente. Desde então andei com as ditas pataniscas a pular na memória e mais de 3 meses depois (para a última refeição antes de sair para as férias de Verão) lá me saltaram as pataniscas da imaginação para o prato.

A receita é da Vaqueiro (apenas com uma redução no pimento que eu não aprecio) e é boa mas ainda hei-de encontrar uma versão da Filipa Vacondeus que a dela pela água que me deixou na boca há-de ser ainda melhor!

Ingredientes:
500 g de polvo congelado (pequeno)
1 cebola picada + 1 cebola inteira
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de pimento picado
2 colheres de sopa de milho doce cozido
1 a 2 colheres de sopa de salsa picada
100 g de farinha
2 ovos
1 dl de água
Sal, pimenta e óleo para fritar

  1. Colocar o polvo ainda congelado na panela de pressão com uma cebola descascada e cozer durante 20 minutos. Escorrer (eu reservei a água para fazer arroz) e cortar o polvo em pedacinhos.
  2. Numa tigela juntar a cebola picada, o alho, o pimento, o milho, a salsa e a farinha. Misturar e juntar os ovos ligeiramente batidos. Mexer tudo, temperar com sal  pimenta e juntar aos poucos a água até ter uma consistência boa para fritar (pode não ser necessário juntá-la toda). Juntar o polvo e mexer.
  3. Aquecer o óleo e fritar colheradas do polme. Deixar alourar dos dois lados e depois escorrer sobre papel absorvente.

Bom apetite!

1 comentário:

  1. Gosto muito de pataniscas. E estas têm muito bom aspecto. Uma´óptima forma de comer polvo!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template