quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Mel para reconfortar a alma


Copyright by nkzs

São 9h30, o despertador que devia ter tocado há meia hora atrás continua num silêncio despudorado e a primeira coisa que me ocorre, a primeira coisa logo ao começar do dia, é um palavrão. Levantar a correr, decidir o que fazer e do que prescindir, fazer o almoço para levar ou não fazer o almoço, tomar o pequeno-almoço no carro, chegar atrasada.

Há dias que começam assim e nunca se recompõem. Mas mesmo nesses dias, em que no meio da tempestade não há tempo nem forças para cozinhar, há ingredientes que nos reconfortam a alma. Hoje foi um dia destes e eu quis suavizá-lo com um toque de mel.

Para o almoço, uma receita muito, muito simples como convém a quem vê ainda estremunhada o tempo a escoar aceleradamente e precisa de ter um almoço pronto para levar:



Salsichas frescas com molho de mel e mostarda (baseado em receita de Mafalda Pinto Leite, do livro Cozinha Para Quem Quer Poupar)

Ingredientes:

Salsichas frescas
2 colheres de sopa de mostarda de Dijon
2 colheres de sopa de mel


Cozinhar as salsichas numa frigideira ou grelhador, no fogão, ou numa assadeira no forno, virando até dourarem de ambos os lados.
Juntar numa tijela a mostarda com o mel e misturar. Colocar sobre as salsichas e cozinhar mais uns 5 a 7 minutos, virando-as a meio. Servir com arroz e salada.


Ao fim do dia, a vontade de cozinhar é abaixo de zero, a ideia de ficar ficar mais tempo em pé é um suplício e a vontade é de fast-food. Faça-se a vontade à vontade.




Tosta de bacon com mel balsâmico

Ingredientes

Cebola roxa
Bacon cortado em tirinhas
Queijo (no meu caso usei uma mistura de 3 queijos ralados)
Manteiga
Pão de forma
Mel
Vinagre balsâmico

Numa frigideira anti-aderente, fritar rodelas de cebola roxa com um pouco de manteiga. Juntar o bacon assim que a cebola começar a amolecer e deixar cozinhar. Juntar uma colher de chá de mel e uma colher de chá de vinagre balsâmico. Deixar cozinhar até o bacon dourar.

Barrar com um pouco de manteiga uma face de duas fatias de pão forma. Sobre a face sem manteiga colocar o queijo (fatia ou queijo ralado) e sobre este colocar o bacon com a cebola. Tapar com a outra fatia com a face da manteiga para fora.

Numa frigideira lavada colocar a tosta com lume médio/forte e pressionar com uma espátula até a fatia de baixo dourar. Virar ao contrário e pressionar até a outra dourar igualmente. Servir com alface.


Bom apetite!

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template