domingo, 16 de janeiro de 2011

Trufas de chocolate


Voltando um pouco atrás, este natal, para além dos biscoitos de canela, fiz também umas trufas de chocolate para oferecer. Ficaram muito festivas, são muito saborosas e muito fáceis de fazer. A única desvantagem é que se dão melhor no frigorífico o que torna o seu envio pelo correio pouco prático. Mas mesmo que cheguem o pouco mais moles, sobrevivem à viagem e depois de um pouco de frio estão novamente em grande forma.



Ingredientes:
250g chocolate preto
200ml natas
30g de manteiga sem sal
Pepitas coloridas ou outras decorações a gosto

  1. Levar as natas a lume médio/baixo até começar a ferver. Entretanto partir o chocolate em pedaços.
  2. Retirar as natas do lume e juntar o chocolate e esperar uns minutos, depois mexer até o chocolate se dissolver completamente (a esta mistura chama-se ganache).
  3. Colocar a mistura no prato fundo ou numa tarteira e levar ao frigorífico pelo menos 2 horas até endurecer.
  4. Retirar do frigorífico. Noutro prato colocar as pepitas. Com uma colher tirar pedaços de ganache e rolá-los entre as mãos para formar bolas grosseiras. Rolá-las sobre as pepitas e dispô-las num tabuleiro.
  5. Tapar e conservar no frigorífico até duas semanas. Tirar do frigorífico uma hora antes de servir.
Quanto melhor for o chocolate usado melhor vai ser o resultado final. O ideal é usar um chocolate acima de 60% de cacau. Pode-se fazer inúmeras variações, desde juntar uma colher de sopa de alguma bebida alcoólica, essência de baunilha ou especiarias, ou alterar a cobertura para pepitas de chocolate, cacau em pó ou outras.

Bom apetite. 

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template