domingo, 20 de fevereiro de 2011

Merengue com creme de citrinos e coco



No Natal passado, a fazer biscoitos de canela para oferecer aos amigos, sobraram um número considerável de claras de ovo, que congelei em saquinhos. Andei entretanto a pensar no que fazer com elas e agora cedi a gostos mais alheios do que meus e fiz uma colecção de merengues de vários formatos, uns simples e outros completados com um recheio de creme que ao contrário do que se pensaria à primeira vista, veio tornar o sabor muito mais leve e menos açucarado (o que para mim é mesmo aquilo que os suspiros precisam...).

Para o creme de citrinos, usei a receita do post anterior de creme de laranja, mas usei antes dois limões, meia lima e duas clementinas para o sumo. O creme branco é de leite de coco light. E a receita de merengue e a inspiração veio deste belo blog: Cook and Be Merry.


Ingredientes:

6 claras de ovo
2 colheres de chá de vinagre de sidra
1colher de chá de extracto de baunilha
1 colher de chá de sal
400g de açúcar

100ml de leite de coco (light ou normal)
1 colher de sobremesa de maizena

1 colher de chá de açúcar (ou 2)

creme de citrinos q.b.

  1. Aquecer o forno a 150ºC e forrar um tabuleiro com papel vegetal ou um tapete de silicone.
  2. Numa tigela juntar as claras, vinagre, baunilha e sal e bater com a batedeira começando em baixa velocidade ate que forme picos suaves.
  3. Juntar lentamente o açúcar enquanto se continua a bater, até o creme fazer picos firmes. Se se passar um pouco de creme entre os dedos deve-se sentir suavidade e não o granulado do açúcar. Se for o caso bate-se mais um pouco.
  4. Dispôr no tabuleiro colheradas grandes do creme e com a ajuda duma colher achatar um pouco o face superior, formado uma cova ao centro. Levar ao forno 35 minutos e depois desligá-lo sem abrir a porta e deixar os merengues lá dentro a acabar de cozer durante 1 hora. Retirá-los depois para uma rede de arrefeciemento.
  5. Entretanto fazer o creme de laranja e arrefecê-lo. Para o creme de coco, junta-se o leite de coco, a maizena e uma colher de chá de açúcar e leva-se ao lume. Deixar ferver até ter uma consistência cremosa firme e depois deixar arrefecer um pouco. Por fim, dispôr os cremes sobre os merengues.
Seis claras de ovo dão para fazer bastante merengue. A mim deu-me para fazer 6 merengues pequenos (os da foto), um grande tipo pavlova e um rectângular.

Bom apetite!

4 comentários:

  1. FICARAM LINDOS E PERFEITOS.
    NUNCA ME ATREVI A FAZER POIS TENHO MEDO QUE SAIAM MAL.
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Tenta, tenta, que nestas coisas da comida, mesmo que saia mal, desde que saiba bem, nada se perde.

    ResponderEliminar
  3. Estão mesmo uma tentação e com lemon curd e o coco ainda devem saber melhor,

    beijinhos e parabéns pelo blog!!

    ResponderEliminar
  4. Amo cozinhar obrigada pelas idéias...

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template