sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Queques de Banana e Chocolate



Para começar uma confissão: ultimamente dá-me para comprar bananas sabendo que não as deverei conseguir comer em tempo útil, só para as ver ficar cada vez mais pretas no frigorífico e ter uma boa desculpa para fazer algum tipo de bolo com elas. 

Desta vez para além da desculpa da maturidade avançada, havia também a desculpa da necessidade do farnel a meio dum passeio fisicamente puxado (para quem não está habituada, o que é o caso). Sim, que a vida não é só hambúrgueres de porco e maçã... um docinho também calha sempre bem.

A receita é da Nigella Lawson e contrariamente ao que eu esperaria (dada a fama de gulosa da senhora) acho que precisam de um pouco mais de açúcar da próxima vez. Confirmo a previsão dela em relação à quantidade: a receita dá 12 queques certinhos. Queques, sim. Para mim muffins, cupcakes e quejandos vão todos corridos a queques, que ao menos é um nome bem aportuguesado e generalista. Tirando o Bolo de Arroz, que no fundo é um queque mas respeitável e com direito a nome próprio.

Ingredientes:
3 bananas muito maduras
125ml de óleo vegetal
2 ovos
100g de açúcar amarelo
225g de farinha
3 colheres de sopa de cacau
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

  1. Esmagar as bananas e misturar-lhes primeiro o óleo e depois o açúcar e os ovos.
  2. Numa outra tigela misturar a farinha, cacau e bicarbonato e juntar ao preparado anterior. Misturar só o suficiente para homogeneizar.
  3. Verter numa forma de queques (untada se for necessário) e levar ao forno a 200ºC durante 15-20 minutos (até um palito no centro do queque sair limpo).

É tão rápido... quer para fazer, quer para comer. Bom apetite.

4 comentários:

  1. Gostei dos teus queques e da receita, também eu descobri há pouco tempo que gosto de bolos com bananas, apesar de não gostar da fruta ao natural.
    Podes deixar as bananas fora do frigorifico, esta fruta não se conserva no frio, logo em vez de teres bananas pretas, vais ter umas bananas com casca tigrada e maduras, óptimas para estes e outros bolinhos.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. NÃO SOU GRANDE APRECIADORA DE BANANAS , MAS ADOREI OS TEUS QUEQUES E NÃO ME IMPORTAVA NADA DE OS PROVAR.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  3. Descobri o estaminé através de um alerto do google... O meu companheiro tem um alerta para a Serra da Arrábida e lá apareceu a receita dos hambúrgueres... Como companheiro espectacular que é deixou-me o link para eu ver, o que deu um jeitão, porque gostei logo da forma como escreves e é sempre bom ter mais uma fonte de inspiração para as minhas lides culinárias, ora pois!

    Bjs,
    Catarina

    http://vaiumafatia.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Obrigada a todas, pelas dicas e apreciação.
    Jinhos,
    Ana Vidazinha

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template