quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Hamburguer de Porco e Maçã com Cebola Caramelizada



Enquanto chegavam e não chegavam as férias houve uns passeios do programa Ciência Viva no Verão que me foram trazendo o aroma das férias de Verão para os fins de semana que intervalam o trabalho. Uns mais calmos que outros mas aconteceu que este ano foram todos à volta da geologia. Ora, depois de uma manhã andar pedregulho acima, pedregulho abaixo pela Serra da Arrábida e com a perspectiva de uma continuação pela tarde fora, é preciso algo para recuperar as energias a meio do dia. Neste último passeio, em redor do Portinho da Arrábida, parte desse precioso combustível foram estes refrescantes hambúrgueres.


Ingredientes:
450g de carne de porco picada
1 maçã ralada sem casca
1 cebola finamente picada
1 ovo batido
Sálvia picada, azeite, sal e pimenta qb

2 cebolas em rodelas

1 colher de sopa açúcar mascavado
Manteiga qb

  1. Colocar a cebola em rodelas ao lume baixo com o açúcar e a manteiga. Deixar cozinhar lentamente, durante cerca de 40minutos, mexendo de vez em quando, até caramelizar.
  2. Entretanto, colocar a cebola picada 30 segundos no microondas na potência máxima (passo opcional, corta um pouco a intensidade da cebola: a que usei era muito forte).
  3. Misturar a cebola com os restantes ingredientes, temperar com sal e pimenta e levar ao grelhador ou à frigideira com um pouco de azeite quente, cerca de 7 minutos de cada lado.
  4. Servir com a cebola caramelizada.
Esta receita pertence à revista de culinária Olive e podem vê-la aqui. Gostei bastante e hei-de repetir noutras ocasiões.

Bom apetite.

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template