domingo, 16 de outubro de 2011

Pão de Sementes e Creme Doce de Abóbora


Bake Bread for World Bread Day 2011Estava este pão a cozer no forno quando descobri que hoje é o Dia Mundial do Pão. Que bem que calhou!

A inpiração para este pão veio de 2 sítios. Primeiro de um livro maravilhoso que me chegou pelo correio esta semana: The River Cottage Bread Handbook. Há algum tempo que procurava um livro de culinária dedicado ao pão mas custei a decidir-me... ao vivo só encontrava livro baseados em máquinas de pão, que eu não tenho nem me sinto tentada a vir a ter. Pela net, sinto sempre falta de ver os livros na mão antes de os comprar, mas foi por acabei por escolher. Quando chegou fiquei agradavelmente surpreendida e olhem que as expectativas já eram altas: o livro tem um formato compacto (lá está, é um handbook), tem uma paginação arejada, agradável e elegante, fotografias adoráveis e uma capa com textura muito mais bonita ao vivo do que nas imagens de previews. O livro em si é mais um livro de técnicas do que de receitas. Não é não tenha receitas de pão, tem várias e com óptimo aspecto mas a parte mais importante é a parte que esmiuça as técnicas básicas pois a partir daí tem-se as portas abertas para chegar a qualquer pão.


Segundo, o que me inspirou especificamente para um pão de sementes, foi uma abóbora-manteiga que assei este fim de semana para fazer puré. Ao limpar a abóbora vi todas aquelas sementes e pensei: uhm... que bem que ficavam num pão... Guardei-as as sementes, tostei-as ligeiramente no forno enquanto a abóbora assava, juntei-lhes mais algumas sementes que haviam cá por casa e lá foram elas fazer-me companhia na amassadura.

O puré da abóbora, esse, foi uma parte uma parte para fazer um creme doce de abóbora e laranja para acompanhar o pão; outra parte para sopa e o resto para congelar com destino ao que der e vier.


Pão de Sementes:
400g de farinha
100g de farinha integral
500ml de água
10g de fermento fresco
10g de sal
1 mancheia de sementes (abóbora, sésamo, papoila*)


  1. Na noite anterior juntar o fermento, 250g de farinha e 500ml de água e deixar levedar durante a noite.
  2. De manhã juntar o resto da farinha, o sal e as sementes mais pequenas, mexendo com uma mão até ter uma massa minimamente amassável. Depois passar a massa para uma superfície enfarinhada e amassar cerca de 10 minutos até ter uma massa macia e elástica. Pode ser necessário juntar um pouco mais de água por causa da farinha integral. Perto do final juntar as sementes maiores e dispersá-las amassando.
  3. Deixar levedar até dobrar de tamanho. depois com a ponta dos dedos calcar a massa para tirar o ar, dobrar as pontas (como quem dobra um folheto) e deixar levedar novamente até ao dobro.
  4. Ligar o forno no máximo e colocar um tabuleiro a aquecer e um pequeno recipiente a aquecer.
  5. Voltar a tirar o ar à massa, dar-lhe a forma pretendida. Untar a superfície com um pouco de água e polvilhar com algumas sementes. Deixar repousar de preferência num cesto com um pano enfarinhado.
  6. Quando tiver quase dobrado de tamanho, colocar o pão no tabuleiro aquecido, fazer um ou dois golpes no topo com uma faca serrilhada e colocá-lo no forno. Nessa altura verter também alguma água no outro recipiente que se colocou a aquecer no forno e fechar a porta de imediato (com algum cuidado que o vapor de água queima).
  7. Ao fim de 10 minutos baixar um pouco a temperatura e deixar o pão cozer cerca de 40-50 minutos.
  8. Retirar do forno e deixar arrefecer antes de cortar.



Creme de abóbora e laranja
100g de puré de abóbora
1 ovo
30g de açúcar
18g de manteiga com sal
1/2 laranja (sumo e raspas)
Gengibre fresco qb


  1. Em banho maria levar o puré a aquecer. Enquanto isso numa tigela bater o ovo com o açúcar, o sumo e raspas de laranja e gengibre ralado a gosto.
  2. Lentamente juntar o preparado de ovo ao puré mexendo sempre. Deixar a mistura cozinha, mexendo com frequência até o creme engrossar (cerca de 20minutos).
  3. Quando tiver uma boa consistência de creme, tirar do lume e juntar a manteiga. Deixar arrefecer.


*juntem as sementes que tiverem e gostarem, por exemplo linhaça ou girassol, também são muito boas.

Bom apetite!

6 comentários:

  1. ESSE PÃO FICOU TÃO LINDO, E COM ESSAS SEMENTES FICOU PERFEITO.
    BJS

    ResponderEliminar
  2. que maravilha este pãozinho. a blogosfesra está cheia de pãozinhos deliciosos...bjokinhass

    ResponderEliminar
  3. Ficou com um aspecto estaladiço, mesmo a pedir a manteiguinha :)
    Uma óptima escolha para celebrar este dia.

    ResponderEliminar
  4. Deve ter ficado tão bom este pão. Venha a manteiga ou o queijo que a refeição fica completa
    Um beijo

    ResponderEliminar
  5. Por acaso foi mais pro doce do que pra manteiga. eheh
    Obrigado a todas.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template