Quando se tem alguém em casa que não gosta de espinafre, vai-se progressivamente chegando à conclusão que o espinafre dá jeito para muita coisa: é uma bela maneira de acrescentar uns verdes a muitos pratos, desde sopas a lasanhas, por exemplo. Dou por mim a pensar como os subsituir mas até agora nenhuma das substituições que experimentei (grelos, nabiça, agrião) me tinha satisfeito por terem um sabor mais intrusivo do que o do espinafre. Desta vez resolvi experimentar a rúcula, que em salada crua tem um sabor um pouco forte a lembrar a mostarda e o teste foi feito sob a forma de arroz. Para mim, foi o vencedor até agora: no arroz o sabor torna-se mais súbtil e muito agradável. A técnica é um pouco diferentedo habitual, com a rúcula a ser só adicionada no final da cozedura, o que faz com que fique cozida mas ainda com alguma textura (o que para mim é um bónus).
Não sei como responde a rúcula a uma cozedura mais demorada mas hoje vou descobrir: sai uma lasanha de bacalhau com rúcula para o jantar!
Ingredientes (a refeição foi para duas pessoas):A acompanhar o arroz (ou vice-versa) assei uma fatia grossa de pá de porco no forno, marinada com mostarda.
Arroz qb
Caldo de galinha ou vegetais (2x o volume do arroz)
3 dentes de alho picado
1/2 cebola picada
50g de rúcula
10-15 folhas de mangericão picadas
1 folha de louro
Azeite, sal e pimenta qb
- Aquecer azeite num tacho e refogar a cebola com o alho picado. Quando a cebola estiver translúcida juntar a folha de louro e o caldo de galinha. Deixar ferver.
- Quando ferver juntar o arroz, mexer e deixar retomar a fervura em lume forte. Quando ferver, baixar o lume para o mínimo, tapar o tacho e deixar cozer 12 minutos.
- Desligar o lume, juntar a rúcula e o mangericão, misturar tudo e tapar 5 minutos para acabar de absorver os líquidos e cozinhar a rúcula.
Ingredientes:Bom apetite.
1 fatia grossa de pá de porco
2 colheres de chá de mostarda de Dijon
4 dentes de alho
1 dl de vinho do Porto branco
Azeite, sal e pimenta qb
Sálvia picada, a gosto
- Temperar a pá de porco com a mostarda, o vinho, o alho esmagado, a sálvia, sal, pimenta e um fio de azeite. Deixar marinar 2-4horas ou idealmente de véspera.
- Colocar a carne num tabuleiro, juntamente com algum azeite e os líquidos da marinada. Levar ao forno até cozinhar e dourar (30 minutos, dependendo da grossura da fatia). Se necessário juntar mais água ou vinho.
Nunca usei rucula em nenhum prato a não ser nas saladas, mas deve ficar muito bom. Gostei do prato completo.
ResponderEliminarUm beijinho
GOSTO MUITO DE RUCULA NA SALADA ASSIM NUNCA USEI MAS PARECE-ME UMA BOA IDEIA. A CARNE FICOU UMA DELICIA
ResponderEliminarBJS
que refeição tão boa!
ResponderEliminarObrigado,
ResponderEliminarA seguir experimentei em lasanha de bacalhau e também correu bem mas talvez ficasse um pouco despercebida (se calhar pus pouca).
Jinhos