terça-feira, 6 de novembro de 2012

Pipocas de Caramelo


Nhac, nhac, nhac... ficámos todos a pipocar. Não no cinema, onde se eu mandasse eram trocadas por gelado. Mas lá por casa, nos meus anos. No meio de tudo o que se comeu foi o que mais me entusiasmou. Não que eu seja muito pipoqueira, que não sou, tanto que deve ter sido a segunda vez que fiz pipocas em toda a vida. Mas que à segunda tenham saído as melhores pipocas que já comi, foi uma muito agradável surpresa. Oh pá, agora se calhar já não há caminho de volta e vão começar a voar pipocas cá em casa com frequência.

A receita usa milho de pipocas normal, que deve ser feito como de habitual numa panela ao lume com um pouco de óleo e depois temperadas com sal. Provavelmente também deve dar para fazer com outros tipos de pipocas (de microondas, por exemplo). A receita de molho de caramelo que usei é do site Savory Sweet Life.

Ingredientes

1 taça grande de pipocas salgadas
2 chávenas de açúcar
1/2 chávena de água
3/4 chávena de nata (morna)
2 colheres de sopa de manteiga sem sal

  1. Numa frigideira anti-aderente levar ao lume médio-alto o açúcar com a água. Aguardar sem mexer que as bordas começem a ganhar uma coisa âmbar escura e retirar do lume, mexendo para que não queime.
  2. Mexendo sempre juntar 1/2 chávena de natas e a manteiga (com cuidado porque vai ferver). Mexer até dissolver qualuqer cristalização que haja e por fim juntar o resto da nata.
  3. Deixar arrefecer um pouco. Enquanto isso espalhar as pipocas num tabuleiro forrado com papel vegetal. Verter o molho de caramelo por cima das pipocas e com a ajuda de colheres e pau misturar tudo grosseiramente.
  4. Levar ao forno a 140ºC durante 30minutos. Deixar arrefecer no tabuleiro e depois transferir para a taça separando grosseiramente as pipocas.

Digo-vos ficam finamente estaladiças e a combinação do molho de caramelo com o sal das pipocas é de comer até a taça ficar vazia.

Bom apetite.

9 comentários:

  1. Eu nem me atrevo a fazê-las senão é a desgraça!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro pipocas!
    Essas fizeram-me água na boca!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adoro pipocas..então com caramelo, que delicia!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Adoro pipocas!
    Tenho que experimentar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta sim, fiquei surpreendida com o boas que ficaram.
      Jinhos

      Eliminar
  5. Olá passei p/ conhecer teu blog e gostei muito de tudo que vi. Essa pipoca ficou mesmo especial, vou tentar, quem sabe dá certo né?
    Posso te dar uma dica?
    Passa teus seguidores p/ cima, fica mais visível, eu mesma já ia sair sem te seguir.
    Como já disse fiquei te seguindo, pois pretendo voltar.
    Bjsssss e uma semana muito abençoada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela dica, acho tens razão.

      Já estive a espreitar o teu blog, tens lá coisas bem boas, depois hei-de ir com mais tempo (agora tou na hora de almoço do trabalho). :-)

      Jinhos

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template