sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Mini-tartes de Framboesa


Podia-se pensar que teria sido preciso vir para cá o Starbucks para haver cafés catitas com preços exorbitantes para aquilo que vendem mas não, já muito antes havia um café catita nato no nosso canto da jangada de pedra que tinha umas tartes excepcionalmente catitas a um preço exorbitante para o seu tamanho e conteúdo: uma base de massa areada, um tipo de creme de pasteleiro e 3 framboesas no topo. Houve no entanto um dia que, incauta por ignorar o preço, reparei que uma dela estava-se a rir pra mim e pedi uma. Para azar da minha carteira, a tarte que apenas parecia catita, era na verdade magistral. Fiquei apaixonada.

Depois de um certo namoro e ao fim de alguns encontros, comecei que pensar em convidá-la lá para casa e torná-la minha, só minha, toda minha... essa lengalenga toda. Mas a comida sabe melhor num relacionamento aberto e decidi então convidá-la antes para a minha festa de anos e partilhá-la com muita gente.

Esta é então a minha versão das ditas tartes, adaptadas a um tamanho mais jeitoso para servir de petisco doce.

Base: Massa Areada (receita de Michel Roux, pate sucrée)
250g de farinha sem fermento
100g de manteiga sem sal (aos cubos e temperatura ambiente)
100g de açúcar em pó peneirado
2 ovos médios (temperatura ambiente)
1 pitada de sal


  1. Fazer um montinho com a farinha com uma cova ao meio. Colocar no centro a manteiga, açúcar e sal e com a ponta dos dedos começar a misturá-los. Progressivamente ir incorporado a farinha, com a ponta dos dedos até ficar uma espécie de areia.
  2. Fazer novamente uma cova e juntar os ovos. Continuar a misturar com a ponta dos dedos até incorporar os ovos e a massa ganhar alguma coesão. Quando já der para formar uma bola, amassar um pouco com as palmas da mão até ficar macio. Formar dois rolos com o diâmetro das bases pretendido, envolver em película aderente e refrigerar (1-2horas).
  3. Retirar do frio, um rolo de cada vez. Cortar em fatias com 1 cm de espessura e colocá-las ou em formas de queques ou directamente num tabuleiro forrado ou untado. Fazer uma depressão ao centro, cobrir cada rodela de massa com pedaços de papel vegetal e com alguns feijões e levar ao forno a 180º até cozinhar e começar a dourar, cerca de 10 minutos. Deixar arrefecer completamente.

Creme: Creme de Pasteleiro (adaptado da Vaqueiro)
3 dl de leite
20g de manteiga sem sal
100g de açúcar
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher de chá de aroma de baunilha
1 raspa de limão
3 ovos

  1. Levar o leite ao lume com a manteiga até levantar fervura. Enquanto isso noutro tacho misturar o açúcar com o amido e os ovos. Juntar o leite quente progressivamente, mexendo com uma vara de arames.
  2. Juntar a raspa de limão e a baunilha e levar a lume brando, mexendo sempre até engrossar. deixar arrefecer.

Mini-tartes (cerca de 25-30):
Bases de massa areada
Creme de pasteleiro
Framboesas
Açúcar em pó

  1. Colocar o creme num saco de pasteleiro (ou num saco de sandes e cortar uma das pontas). Preencher a cavidade de cada base de massa areada com o creme.
  2. Por cima do creme colocar uma framboesa. Polvilhar com açúcar em pó e servir.

Bom apetite.







0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template