terça-feira, 2 de abril de 2013

Páscoa I: Gratinado de Batata e Abóbora Manteiga



Esta Páscoa fiquei incumbida de três coisas: um leite-creme, o borrego e este gratinado. Já o tinha em lista de espera há uns tempos, à espera de uma oportunidade festiva. Isto de comidas gratinadas e com muitas natas sabe bem mas pesa menos na consciência se for partilhado por muitos. Também pesaram menos porque após uns testes com natas de soja, descobri que as ditas são bem boas (não só não ficam nada atrás das verdadeiras como no meio da comida ainda parece que trazem um temperozinho extra).

A receita faz parte do livro Bi-Rite Market's Eat Good Food. Só de lê-la deixou-me a salivar, o que é raro para uma receita que não trazia foto a acompanhar. Depois de a fazer, só de me lembrar continuo a salivar. É o que se chama um aguamento!

Ingredientes:
6 batatas médias (de cozer)
1 abóbora manteiga pequenina
1 cebola picada
400 ml de natas (normais, light, de soja, bechamel+nata, o que quiserem)
12 folhas de sálvia
5 raminhos de tomilho
Manteiga, parmesão ralado, sall e pimenta qb

  1. Numa frigideira aquecer um pouco de manteiga e levar a cebola ao lume até ficar translúcida. Juntar o tomilho (só as folhinhas) e 6 folhas de sálvia. Juntar as natas e deixar levantar fervura. Desligar, deixar repousar 10 minutos e retirar as folhas de sálvia.
  2. Untar um tabuleiro com manteiga. Dispôr uma camada de batata cortada em fatias com cerca de 3mm, parcialmente sobrepostas, de modo a cobrir bem o fundo.
  3. Por cima da batata dispôr uma camada de abóbora também em fatias de 3mm. Cobrir com 1/3 das natas e polvilhar com parmesão.
  4. Repetir com mais duas camadas, de modo a terminar com o parmesão. Polvilhar o topo com as restantes folhas de sálvia picadas.
  5. Levar ao forno a 180ºC, coberto com folha de alumínio, durante 30 minutos, Tirar a folha de alumínio e deixar mais 30 minutos no forno.

Bom apetite!




8 comentários:

  1. Adorei esta receita e imagino o sabor maravilhoso com todos os temperos! Parabéns!
    Ótima quarta-feira em sua casa...
    Beijos
    CamomilaRosa

    ResponderEliminar
  2. Cá por casa este tipo de receitas não são habituais mas fiquei com vontade de experimentar :) Tem um ar muito apetitosooo *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha também não é muito habitual mas é mais pelo aspecto calórico do que pelo gosto, senão fosse isso: gratinados ao poder!

      Eliminar
  3. Que delicia!!!
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/e-um-projeto-qu-e-pretende-difundir.html

    ResponderEliminar
  4. achei a receita bem interessante ,o aspecto esse esta uma delicia.
    bjs

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template