domingo, 7 de março de 2010

Bolo Pudim de Chocolate com Molho Quente


Há comidas que não são muito fotogénicas mas que na boca são divinais. Esta é uma delas. Nas fotos é uma confusão castanha escura e lamacenta mas ao vivo e na boca é como uma visita à Fábrica de Chocolate do Willy Wonka, onde a terra castanha escura que se vê é feita com puro chocolate e é banhada por um rio borbulhante e quente também ele de chocolate. E no dia seguinte, quando este rio arrefece, descobrimos que se transformou num pudim suave e luxuriante. Um bolo assim e tão fácil, é pecado de certeza.

A receita original não sei de quem será. A versão que segui encontrei no blog Eating Small Potatoes e quando a encontrei arranjei logo uma desculpa para a poder experimentar (sim, é daquele tipo de bombas de chocolate em que é preciso uma desculpa para não nos sentirmos culpadas depois...). É o tipo ideal de bolo para acompanhar com gelado ou com morangos.

Ingredientes:
Açúcar
Farinha com fermento
Cacau
Manteiga com sal
Leite
Sal
Extracto de baunilha
  1. Untar com manteiga uma forma redonda de 22 cm. Aquecer o forno a 180ºC.
  2. Numa tijela misturar 1 chávena de farinha com fermento, 3/4 de chávena de açúcar e 4 colheres de sopa de cacau.
  3. Adicionar 1/2 chávena de leite, 1 colher de chá de baunilha e 2 colheres de sopa de manteiga derretida. Bater tudo até formar uma pasta suave e depois verter para a forma.
  4. Numa tijela limpa misturar 3/4 de chávena de açúcar e 1/4 de chávena de cacau. Polvilhar por cima da pasta na forma. Não misturar.
  5. Aquecer 1+3/4 de chávena de água e despejar na forma. Não misturar.
  6. Levar ao forno durante 40 minutos.
O que vai acontecer no forno é fascinante. A água vai ferver e no topo vai-se formando uma ilha de bolo cozido que flutuará sobre um mar de calda de chocolate fervilhante, como uma placa tectónica sobre magma de chocolate. O ideal é a forma ter paredes altas e tapar a grelha do forno com papel de alumínio porque algum chocolate pode acabar por verter com a violência da fervura.

Boas guloseimas!

4 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template