segunda-feira, 15 de março de 2010

Almôndegas de Porco com Especiarias


No meu congelador há quase sempre carne picada. Gosto da sua versatilidade e acima de tudo da quantidade de receitas rápidas e práticas que permite. Em forma de lasanhas, massas, gratinados, hamburgueres ou neste caso almôndegas, a carne picada salva um rol de jantares a meio da semana de trabalho.

O maior trabalho que as almôndegas dão é obviamente a dar-lhes forma e mesmo assim, em meia hora vai-se da carne picada crua no frigorífico até ao momento em que nos servimos das almôndegas já postas na mesa.

Ingredientes (2 pessoas):
300g de carne de porco picada
1/2 cebola picada
2 fatias de bacon picadas finamente
2 colheres de sopa de pão ralado
1 ovo batido
1 colher de sobremesa de amido de milho
1/2 copo de vinho branco
1 copo de água
1/2 cubo de caldo de carne
150g de cenouras baby
sal, mistura de 5 pimentas, noz moscada, cominhos, açafrão, azeite

  1. Numa tijela misturar a carne com o pão ralado, a cebola, o bacon e o ovo. Temperar com sal (pouco por causa do bacon), pimenta, noz moscada e cominhos. 
  2. Com a ajuda de um pouco de farinha,  formar bolas de tamanho do preparado anterior.
  3. Num tacho aquecer um pouco de azeite e fritar as almôndegas. Deixar dourar dum lado e ir virando porgressivamente para dourarem dos outros.
  4. Juntar o vinho branco. Dissolver a maisena no copo de água e adicionar ao tacho. Temperar com meio cubo de caldo de carne e açafrão a gosto.
  5. Adicionar as cenouras, deixar ferver e depois tapar e deixar cozinhar em lume brando durante 10 minutos.
E está pronto a servir, de preferência com arroz simples. Não coloquei quantidades nos temperos porque isso depende do gosto de cada qual.

Bom apetite.

1 comentário:

  1. parece-me uma boa sugestão, também faço almôndegas com a mesma filosofia por isso tenho a certeza que ia gostar. uso normalmente carne de vaca só uma vez é que experimentei com carne de porco e tb gostei. a parte de cenouras é que talvez mudasse pois não sou grande fã desse tipo =P

    boas receitas!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template