domingo, 7 de março de 2010

Beringelas Recheadas

Em casa dos meus pais nunca houve hábito de se usar a beringela na cozinha do dia-a-dia, ou melhor, nunca houve o hábito de se usar beringela fosse no que fosse. Por isso esta semana foi a primeira vez não só que fiz beringela mas também que sequer comi beringela. Na minha experiência de principiante total surpreendeu-me que a beringela cheirasse a banana e que oxidasse tão rapidamente. Não fazia ideia.

Quem me pegou a vontade de provar beringela recheada foi uma amiga que me convidou há pouco tempo para jantar o prato em casa dela, jantar esse a que não pude ir. No entanto não segui a receita dela, mas sim um improviso com o que tinha disponível em casa. E gostei, basta agora que consiga convencer o resto da casa a provar e a beringela passará a entrar cá com frequência.

Ingredientes:
1 beringela
200g de carne de porco picada
1 cebola picada
1 alho picado
2 colheres de sopa de polpa de tomate
2 colheres de sopa de vinho branco
Queijo ralado
Azeite, sal, pimenta, tomilho, sumo de limão, vinho branco

  1. Cortar a beringela ao meio e escavar o interior, com cuidado para preservar a pele bem intacta. Untar o interior com limão e polvilhar com sal e tomilho.
  2. Numa frigideira refogar a cebola até ficar translúcida. Juntar o alho e depois a carne picada. Deixar refogar alguns minutos. Temperar com sal e pimenta e adionar o miolo da beringela e deixar cozinhar mais uns minutos.
  3. Juntar ao refogado a polpa de tomate, o vinho branco e tomilho. Deixar apurar uns minutos e se necessário rectificar o sal e pimenta.
  4. Rechear as metades da beringela com o refogado, cobrir o recheio com queijo ralado e levar ao forno aquecido a 180ºC cerca de 30 minutos ou até dourar.

2 comentários:

  1. deve ficar muito bem. eu também ando a querer fazer uma receita com beringelas recheadas há algum tempo, esta é sem dúvida uma ideia. no outro dia fiz com curgete mas não ficou muito bem porque ficou muito dura depois de ir ao forno. penso que a beringela é melhor para rechear porque é mais mole.

    boas receitas!

    ResponderEliminar
  2. Até agora as minhas experiências com legumes recheados têm corrido bem mas ainda só tinha experimentado rechear cogumelos e tomate. Há uma receita de tomate recheado da Vaqueiro óptima e que ainda por cima dá pra fazer em 2 minutos no micro-ondas. É uma maravilha. :-)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template