sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Cheesecake de chocolate


Não se pode dizer que eu ande por aí a disfarçar o meu gosto por chocolate. Aliás ao longo dos anos este gosto foi-se intensificando (não em frequência mas em potência) e hoje em dia periodicamente lá me saem da cozinha umas sobremesas bem puxadinhas no chocolate. Se mais provas fossem necessárias, para além das fotografias, bastava-me dizer que houve quem espirrasse três vezes à primeira dentada, o que na pessoa em questão quer dizer que é chocolate bem potente (também funciona com café...).

A receita é duma das minhas duas preferidas revistas portuguesas de culinária, a Blue Cooking (a outra sendo a Saberes & Sabores). Tanto uma como a outra esmeram-se na apresentação (e eu admito que primeiro que tudo como com os olhos) e nas receitas. Em vez de serem uma repetição constante das mesmas receitas de há 20 anos atrás ou das receitas tradicionais ou regionais (nada contra a comida tradicional portuguesa, que é bem boa, mas se não herdámos já essas receitas de família, há milhares de outros sítios onde as encontrar já). E tanto uma como a outra têm uma segunda vida online que no caso da Blue Cooking passa pela disponibilização integral de cada revista (em troca do uso de marcas nas suas receitas mas conseguem fazê-lo sem que soe abusivo). Este cheesecake podem encontrar na revista nº46 de Maio deste ano.


Ingredientes:
2 pacotes de mousse instantânea
1 embalagem de queijo tipo Philadelphia
1 embalagem de natas
3 folhas de gelatina
200g de cookies de chocolate
90g de manteiga derretida.


  1. Picar as bolachas e juntar a manteiga derretida até ficar com uma consistência de areia molhada. Forrar com esta massa o fundo de uma forma de mola untada e levar ao frigorífico 15 minutos.

  2. Bater as mousses com o queijo e as natas bem frias. Demolhar a gelatina em água fria, escorrer e derreter com 2 colheres de sopa de água 5 a 10 minutos no microondas. Misturar com o preparado das mousses.

  3. Verter sobre o fundo de bolacha e levar ao frigorífico durante pelo menos 3 horas.

Provavelmente também ficará bom com mousse "a sério" mas para um cheesecake que não vai ao lume, não ter de usar ovos crus no meu ponto de vista é positivo. Obviamente ficará tão bom quanto melhor for a mousse instantânea que usarem e por melhor não me refiro à mais cara que houver no supermercado mas àquela cujo sabor mais vos agrada. A minha preferida é a do Pingo Doce, que tem um sabor forte a chocolate, ao contrário de algumas marcas que tem um sabor aguado. E realmente ficou bem potente. mesmo ideal para nos confortar pelo fim das férias e do Verão.

Bom apetite!

6 comentários:

  1. Cheesecake gosto de todo as as formas, feitios e sabores, agora imaginem de chocolate....! Sobrou uma fatia?
    Beijinhos e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  2. adoro todo tipo de cheesecake , por acaso de chocolate nao fiz , o teu esta tão guloso bjs

    ResponderEliminar
  3. Ana Vidazinha10/09/10, 15:15

    Carla: Com tantos gulosos nesse almoço, só sobrou o prato pra lavar. lol Bom fim de semana.

    São: Espreita essa revista, tem uma série de receitas de cheesecakes, todos com muito bom aspecto. Jinhos

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde, adorei!
    Tenho uma duvida gostava de saber se 1º desfaz-se o mousse conforme o pacote e só depois junta-se o queijo e as natas? ou se junta-se o preparado do mousse (apenas o pó) ao queijo e as natas?

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Junta-se diretamente o pó.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template