terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Muffins-patanisca de Bacalhau


Desta vez não trago uma receita certinha, é mais uma ideia que um plano a seguir à risca. Uma destas noites tinha umas postas de bacalhau a precisarem de uma receita e apeteciam-me pataniscas. Mas não me apetecia meter-me em frituras, por mais que um motivo: as calorias, o cheiro, os salpicos. Para mais tinha uma forma nova de silicone ainda por experimentar: posto isto, transformei as minhas pataniscas nuns muffins.

Segui a receita habitual do polme das pataniscas de bacalhau (uso sempre a da Vaqueiro), juntei uns vegetais ao bacalhau (sempre a cebola e neste caso cenoura ralada cozida ligeiramente no microondas e bróculos picados), uma pitada de bicarbonato de sódio, salsa e coentros e acrescentei farinha com fermento até ficar com uma massa mais consistente em vez de um polme*. E é por isto que não tenho uma receita metódica para apresentar: a quantidade de farinha foi toda medida a olho.

Depois foi só distribuir pelas formas e levar ao forno cerca de 20 minutos a 200ºC. Ficaram fofinhos e bastante húmidos por dentro, que era o que pretendia. Usei-os para um jantar mas quando voltar a fazer vai ser com uma petiscada em vista ou num piquenique.


*Uma nota importante é a de não se mexer demasiado a massa: uma massa não homogénea garante um muffin mais fofinho.

2 comentários:

  1. Excelente ideia!! e assim evitam-se os fritos!! bjks

    ResponderEliminar
  2. excelente ideia, alias isto é que é "dificil" fazer porque o fácil seria fazer as pataniscas fritas.

    obrigada pela partilha
    Boas receitas.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template