sábado, 30 de abril de 2011

Almoço de Páscoa I: Borrego no Forno com Beringelas

Já se passaram duas semanas mas só agora houve oportunidade para vir partilhar convosco o meu almoço de Páscoa. Este ano coube-me a mim a responsabilidade e eu quando me vi em posse de metade de um borrego resolvi delegar essa responsabilidade em alguém que até agora ainda não me falhou: o Jamie Oliver.

A receita vem então o livro dele, Cooking with Jamie, e foi acompanhada com salada e fatias de Polenta no forno (a receita virá a seguir).


Ingredientes:
1 metade de borrego
3 ou 4 beringelas (cortadas em pedaços grosseiros 5cm)
2 cebolas roxas (cortadas em 6/8 pedaços)
1 colher de sopa de orégãos secos
1 ramos de alecrim (só as folhas)
Azeite, sal e pimenta

Para o molho de tomate:
3 dentes de alho picado
2 latas de tomate pelado
1 ramo de salsa
Vinagre de vinho ou balsâmico
1 malagueta seca picada
3 anchovas em óleo
azeite, sal e pimenta

  1. Aquecer o forno a 220ºC. Esfregar o borrego com azeite, sal e pimenta. Levar a perna e mão ao forno num tabuleiro durante 30 minutos. Reservar as costeletas.
  2. Entretanto misturar as beringelas com a cebola, azeite, sal, pimenta e os oregãos.
  3. Retirar o borrego do forno, escorrer a maior parte da gordura, juntar as costeletas ao tabuleiro, temperar o borrego com o alecrim e distribuir a mistura de beringelas em redor da carne.  Pôr novamente no forno, mais 1 hora, virando o borrego ao fim de 20minutos. Se necessário, juntar um pouco de água e ir mexendo os vegetais para não queimarem.
  4. Entretanto fazer o molho de tomate: num tacho ou caçarola fritar o alho e os pés da salsa picado em azeite durante um minuto. Juntar o tomate (esmagado), sal, pimenta, um pouco de vinagre, a malagueta e as anchovas. Deixar em lume brando durante 30 minutos.
  5. Quando o borrego estiver pronto, retirá-lo do tabuleiro e reservar tapado. Escorrer o excesso de gordura e juntar o molho de tomate às beringelas. Levar ao lume médio em cima do fogão, mexendo com uma colher para soltar o que estiver pegado ao fundo mas com cuidado para não esmagar demais os vegetais. Juntar quase todas as folhas da salsa, deixar ferver mais um pouco, rectificar o tempero, especialmente a necessidade de mais vinagre.
  6. Recolocar novamente o borrego no tabuleiro, polvilhar com o resto das folhas de salsa, regar com um fio de azeite extra-virgem e servir.

Fiquei fã do molho de tomate, acho que nunca fiz um que ficasse tão saboroso.

Bom apetite.

3 comentários:

  1. FICOU UMA MARAVILHA É UMA CARA QUE GOSTO MUITO MAS INFELIZMENTE CÁ EM CASA SOU A ÚNICA.
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Realmente o borrego tem um sabor característico acentuado que não agrada a toda a gente. Cá em casa não é das mais amadas mas nestas alturas cai bem.

    ResponderEliminar
  3. E eu fiquei fã desta receita!
    Deve ser delicioso este borrego.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template