domingo, 23 de dezembro de 2012

Horta na Marquise


Hoje mudei de divisão da casa: fui da cozinha para a marquise. E comigo foi o gato, claro, que sempre que eu vou para a marquise, segue-me a trote na esperança de poder comer umas verduras. Há uns dois anos comecei a experimentar plantar umas coisinhas cá em casa.

 Não tinha paciência para flores ou plantas ornamentais e até então só tinha tido cactos. Bastantes. Por isso comecei por umas ervinhas de cheiro e tomate. Entretanto já me passaram pela marquise várias ervas e legumes, vários sucessos e tragédias, várias pragas e mezinhas.

Até agora a maior das ameaças à horta foi mesmo o gato, que acha que tudo o que é verde e não se mexe é sobremesa e das boas. Acabei por ter de a limitar geograficamente e pôr-lhe uma rede à laia de muralha. Resultou, ainda que em desespero o gato tenha tentado alternativas. Tipo tentar comer os cactos.


Este ano, agora que estamos no Solstício de Inverno, tenho coentros e manjericão. O tomilho foi-se, numa fase pós-praga de mosca branca e ainda não arranjei outro. O cebolinho e a sálvia morreram-me ao fim de 2 anos e as sementes que tenho não pegam nem por nada.

Tenho 2 alfaces que estão a começar a ganhar volume. Algumas acelgas, umas já bem adiantadas e outras ainda a começar. Uma couve frisada que apesar de escanzelada, está um bom passo mais à frente de todas as tentativas anteriores, que nunca passaram da fase das 4 folhas antes de morrerem.

As cenouras dão-se sempre mas geralmente não me crescem muito. Desta vez plantei menos a ver como corre comm mais espaço entre elas. Até me nasceram algumas em vasos onde não pretendia...

A rúcula vai crescendo, devagarinho mas a passo firme. O agrião de jardim rebenta em tempo recorde: semeia-se num dia, passado umas 30 horas já tá tudo rebentadinho.

Tenho umas cebolas japonesas ainda do ano passado. São daquelas que não formam bolbo, ficam assim tipo cebolos. No mesmo vaso pus uns pedaços de batata grelados e um deles nasceu e deu origem a uma pé de batateira que está a crescer pra cima como se fosse um pé de feijão mágico. Estou curiosa para ver se depois é só fogo de vista ou se aparecerem umas batatinhas.

Tenho alguns pés de aneto mas alguns estão com um problema de oidio: o tempo tem estado quente e húmido e os fungos adoram.

Por fim, tenho uma pimenteira Cayenne e dois pés de Pimiento del Piquillo.

Isto da horta é sempre uma aventura, agora está bonito, daqui a um mês não se sabe como vai estar: umas coisas viçosas, outras a definhar, uma praga disto, uma praga daquilo, este ano corre isto bem, pro ano corre outra coisa melhor. Uma aventura, lá está, uma aventura ora calma ora em rebuliço.

2 comentários:

  1. Que bela horta, o meu gato também gosta de comer o que não deve.
    Desejo-te um Feliz Natal.
    bjs

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template