terça-feira, 30 de março de 2010

Tarte de Chocolate com Morangos

Os morangos andam aí. Um bocadinho por toda a parte, desde os supermercados até às bermas da estrada nacional que me acompanha ao trabalho todos os dias (menos domingos). E os morangos, não duvido que toda a gente já o saiba, são a melhor fruta para acompanhar um fondue de chocolate. E quem diz fondue, diz uma mousse de chocolate, por exemplo. E quem diz mousse, diz uma tarte de ganache de chocolate coberta com mousse de chocolate. No fundo o morango aqui, neste cenário de quase overdose de cacau, funciona um pouco como as gotinhas de antídoto essenciais para manter o equilíbrio e evitar alguma fatalidade...

Ingredientes:

Massa:
300g de farinha
100g de manteiga com sal
30g de açúcar
100ml de água fria

Ganache:
150g de chocolate amargo (70% de cacau)
100g de chocolate negro (±50% de cacau)
200ml de natas
Essência de baunilha (eu usei uma colher de sopa de açúcar baunilhado)
Pimenta preta qb

Mousse:
100g de chocolate negro
30g de manteiga
50ml de leite
100ml de natas
2 ovos
1 colher de sopa de açúcar

Morangos


  1. Vamos começar pela massa: numa tigela amassar com uma colher de pau ou os dedos, a farinha e o açúcar com a manteiga à temperatura ambiente, até formar uma espécie de areia. Juntar aos poucos a água fria até se formar uma bola moldável (pode não ser necessário juntar a água toda). Num pedaço de papel vegetal marcar o tamanho da tarteira (contar com mais alguns centímetros para além do diâmetro, para a altura das paredes). Polvilhar com um pouco de farinha e com um rolo dar forma à massa. Transferir o papel vegetal com a massa para a tarteira, cobrir com feijões (para que a massa não empole) e levar ao forno 20 minutos a 180ºC. Transferir para uma rede para arrefecer.
  2. Em seguida, para a ganache, levar ao lume um tacho com água. Numa tigela que assente nesse tacho sem tocar na água, colocar o chocolate para a ganache partido em pedaços. Juntar as natas e mexer até o chocolate derreter e incorporar nas natas. Juntar a essência de baunilha e a pimenta preta (ambas a gosto). Despejar sobre a base da tarte e levar ao frigorífico até solidificar (30-60 minutos é suficiente).
  3. Para a mousse, levar ao micro-ondas o chocolate com a manteiga até derreterem. Mexer bem. Juntar sucessiva e progressivamente (mexendo sempre bem) o açúcar, as natas, o leite e por fim as gemas dos ovos. Numa taça limpa bater as claras em castelo firme e juntá-las ao preparado anterior, envolvendo-as até homogeneizar. Verter a mousse sobre a ganache entretanto solidificada e levar a tarte ao frigorífico de um dia para o outro.
  4. Antes de servir cobrir com morangos (cortados em fatias, inteiros, às metades,... como vos agradar mais).
A tarte poderá ser mais ou menos forte no chocolate bastando para isso jogar com a intensidade do chocolate que usarem. Por mim, que gosto de chocolate forte, achei que é uma tarte melhor para um lanche do que para uma sobremesa no fim duma refeição farta: este é um doce com sabor intenso, que pede a atenção toda para si.

Bom apetite!

2 comentários:

  1. Olá Vidazinha, acabei de chegar aqui pela primeira vez e estou adorando. Só receitas deliciosas e fotos lindas, de muito bom gosto.
    Esta tarte de chocolate deve ser divina. Já estou te seguindo!
    Bjinhos

    www.figosefunghis.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado.
    Eu vou-te seguir também. Não por mera cortesia mas porque o seu blog está cheio de receitas que eu era capaz de comer e adorar.

    Uma boa Páscoa.
    Ana Vidazinha

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template