domingo, 25 de abril de 2010

Couve de Bruxelas com Bacon e Sementes de Sésamo



Até há muito pouco tempo as couves de Bruxelas estavam muito, muito em baixo na minha lista de preferências. Mas isso foi antes dos rapazes do The Bitten Word me convencerem que estas miniaturas mereciam uma nova oportunidade. Agora, escalaram impetuosamente a minha lista, habitam com regularidade a gaveta dos vegetais do meu frigorífico e fazem hoje a sua segunda aparição em nome próprio aqui na janela da casa que é este blog. E desta vez aparecem com uma receita que, acabei por perceber, é um clássico das couves de bruxelas.

Mas antes de passar à receita, uma outra coisa. Tive uma simpática surpresa esta semana quando descobri que o site Kitchenet (o site de culinária da aeiou) me destacou como blog da semana desde o fim de semana passado até este. Foi realmente uma surpresa agradável e fico muito agradecida por ela assim como pelas visitas que os frequentadores do Kitchenet fizerem aqui. Obrigado.

Ingredientes:
Couves de Bruxelas
Bacon cortado em tiras
Sementes de sésamo
Óleo de sésamo (ou azeite), sal e pimenta

  1. Aparar os caules das couves e cortá-las ao meio. Temperar com um fio de óleo ou azeite e sal e pimenta e misturar bem.
  2. Numa frigideira anti-aderente larga fritar ospedaços de bacon até começarem a dourar. Juntar as couves de bruxelas dispostas numa única camada e com a face cortada para baixo e as sementes de sésamo. Deixar cozinhar 5 minutos em lume-brando.
  3. Aumentar para lume forte e deixar a parte de baixo das couves caramelizar. Virar as couves para dourar ligeiramente as outras faces. Cerca de 5 minutos de lume forte são suficientes. Servir de preferência de imediato.
Esta é mais uma daquelas receitas em que não ponho as quantidades, já que as proporções entre bacon-couve-sésamo dependem dos gostos de cada um.

Bom apetite!

1 comentário:

  1. FOI NO SITE DA KITCHNET QUE FIQUEI A CONHECER O SEU BLOG DESDE AI VENHO SEMPRE ESPREITAR.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template