terça-feira, 15 de junho de 2010

Costeletas com crosta de compota de citrinos


Finalmente comecei a pôr a uso o último livro que comprei de Mafalda Pinto Leite (que na verdade é o primeiro dela, o Cozinha Para Quem Não Tem Tempo, sendo que agora passa para a minha lista de compras o mais recente, Dias com Mafalda...). E como esperado, correu muito bem.

Esta receita é baseada na receita "Porco com crosta de compota de laranja amarga com cuscuz". Fiz-lhe várias alterações: na peça de carne usada, no tempero, na crosta, na parte do cuscuz e na compota (usei uma compota que fiz no Outono de laranja, toranja e lima com sementes de funcho) mas o essencial, o espírito do prato, mantém-se. Agora estou em pulgas para arranjar uma oportunidade para juntar vários amigos lá em casa e pô-los a experimentar estas costoletas.

Ingredientes:
4 costeletas
Compota de citrinos (ou de laranja amarga)
Pão ralado qb
1 colher de sopa de sementes de sésamo
Azeite, sal, pimenta, cominhos

1 chávena de cuscuz
1 chávena de água a ferver
1/2 chávena de ervilhas cozidas
1/2 chávena de milho cozido
1 colher de sopa de salsa picada
raspa de 1/2 laranja (ou qb)
1 noz de manteiga, sal

  1. Espalmar as costoletas. Temperar com sal, pimenta, cominhos e com compota (o suficente para untar bem cada costoleta). Deixar marinar 30 minutos.
  2. Sem as secar da marinada, cobrir as cotoletas com as sementes de sésamo (calcá-las para aderirem) e com o pão ralado.
  3. Numa frigideira aquecer um pouco de azeite e fritar as costoletas, uns minutos de cada lado, até dourarem. Colocar num tabuleiro e levar ao forno 15 minutos.
  4. Quando desligar o forno, juntar a água a ferver com sal ao cuscuz, tapar e aguardar 5 minutos. Juntar a raspa de laranja, a manteiga, a salsa e as ervilhas e o milho. Mexer tudo com um garfo.
Bom apetite!

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template