terça-feira, 1 de junho de 2010

Panna Cotta de Coco com Compota de Morango e Ruibarbo

Ao fim de algum tempo a ver programas de culinária de origem britânica é normal que nos surja alguma curiosidade quanto a alguns ingredientes menos comuns na nossa gastronomia. O ruibarbo é um deles e este ano o Pingo Doce resolveu satisfazer-me essa curiosidade, disponibilizando-o para venda. Agora que já experimentei o ruibarbo, o que posso dizer sobre ele? Que é ácido, que coze surpreendentemente rápido e que depois de cozido não é nada lenhoso ao contrário do que o seu aspecto me sugeria. Se vou ficar fã? Bem, a sobremesa ficou muito boa mas ainda assim, provavelmente não, pelo mesmo motivo que não sou fã de Maçãs Reinetas nas sobremesas de maçã. Mas para quem gosta desse toquezinho de acidez no meio do doce, o ruibarbo é um ingrediente a reter.

Ingredientes (4-5 pessoas):
1 pacote de natas (200ml)
300ml de leite de coco
5 folhas de gelatina
3 colheres de sopa de açúcar

100g de morangos
50 g de ruibarbo
3 colheres de sopa de açucar amarelo
2 colheres de sopa de sumo de laranja

  1. Cortar o ruibarbo em pedaços com cerca de 1,5cm e levar ao lume com o sumo de laranja, sem ferver, durante 4 minutos. Adicionar os morangos cortados em pedaços e o açúcar. Deixar ferver até os morangos ficarem bem cozidos, mexendo com frequência. Esmagar com um esmagador de batata ou passar no passe-vite, distribuir pelo fundo das taças e reservar no frio.
  2. Colocar as olhas de gelatina de molho em água fria.
  3. Levar as natas ao lume com o açúcar e deixar cozinhar durante 5 minutos (pode-se deixar ferver).  Retirar do lume e juntar o leite de coco.
  4. Espremer as folhas de gelatina e juntá-las às natas com leite de coco e msiturar bem. Distribuir pelas taças e refrigerar até solidificar.
Se quiserem desenformar a panna cotta, podem ou juntar um pouco de pectina ou gelatina à compota ou então juntá a compota só à sobremesa já desenformada em vez de a colocar no fundo da taça.

2 comentários:

  1. Humm, agora foi comigo que ficou a curiosidade quanto ao Ruibarbo, não imagino o que seja, mais eu gosto de um toque de acides no doce , portanto eu comeria seu doce com certeza. beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template