domingo, 26 de setembro de 2010

Adeus ao Verão: Sobremesa de Framboesas e Lima



O Verão por este ano acabou. Não só o diz o calendário como o dizem as noites mais frias e a aragem fresca que já se faz sentir mesmo nos dias de sol:  este ano parece que o Outono está a ser pontual. Mas antes que ele se instale em todo o seu esplendor de castanhos e cheiro a terra molhada, despeço-me do Verão com uma sobremesa fresca e frutada.

Ingredientes (5 pessoas):
125g de framboesas
1 lima
1 pacote de mascarpone
200ml de natas (refrigeradas)
3-4 colheres de sopa de açúcar
3-4 bolachas digestivas pulverizadas
1 folha de gelatina

  1. Reservar 5 framboesas para decoração. Colocar as restantes no saco com 2 a 3 colheres de açúcar (consoante a acidez das framboesas) e levar ao congelador dum dia para o outro.
  2. Bater as natas com uma colher de açúcar e misturá-las com o mascarpone. Esmagar as framboesas congeladas e incorporá-las na mistura anterior. Juntar o sumo da lima e bater tudo muito bem.
  3. Demolhar a folha de gelatina 5 minutos, escorrer e levar ao microondas uns segundos até liquefazer. Juntar-lhe um pouco da mistura anterior para arrefecer suavemente a gelatina e depois misturá-la ao resto da mistura.
  4. Dispor o creme em copos ou taças de vidro, alternado com camadas de bolacha esmagada. Levar ao frigoríco pelo menos duas horas e servir decorado com framboesa e raspa de lima.
Se não houver tempo para levar as framboesas ao congelador pode-se passar esse paço à frente. A quantidade de framboesas pode ser aumentada a gosto se preferirem.

Bom apetite!

2 comentários:

  1. Framboesa e lima, uma das minhas combinações favoritas. parabéns pela linda sobremesa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que delícia de sobremesa!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template