quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Sopa de Abóbora com Caril

Outra das benesses do Outono é a abundância de abóbora e com isso lá vêm o creme de abóbora, as papas de abóbora da minha mãe, o couscous com abóbora, cebola, roquefort e manteiga de salva. Mas deste vez veio também algo um pouco diferente.

Quando tenho um legume qualquer em casa para usar e procuro receitas novas ocorre-me sempre o excelente blog 101 Cookbooks, que para além de ter um aspecto fantástico, tem sempre receitas vegetarianas impecáveis, daquelas que abrem sempre o apetite. Foi adaptado de lá que veio esta variação de sabor tailândes para uma sopa que já era das minhas preferidas, o simples creme de abóbora. E é excelente! Nos próximos fins de semana, vai ser sempre a sopa do dia.

Ingredientes:
1 abóbora menina pequena
1 haste de erva-príncipe fresca
1 colher de chá ou mais de pasta de caril vermelho
1/2 lata de leite de coco (usei light)
Sal, Azeite, água (ou caldo de galinha ou de vegetais)

  1. Cortar a abóbora em pedaços grandes, untar com azeite e sal e levar ao forno quente (190ºC) com a casca para baixo durante uma hora ou até ficar macia.
  2. Depois de arrefecer um pouco e com uma colher retirar a polpa da abóbora. Juntar o leite de coco e a pasta de caril (a gosto e dependendo da potência da mesma). Levar ao lume médio-forte até a fervilhar. Retirar e passar com a varinha mágica juntando progressivamente copos de água ou caldo até ter a consistência desejada.
  3. Amachucar ou quebrar a haste de erva-príncipe com as mãos e juntar à sopa, juntar o sal e um fio de azeite, rectificar o caril, se necessário e deixar ferver novamente.
A pasta de caril usei uma que há à venda no supermercado do El Corte Inglés. Também já experimentei uma do Lidl e gosto de ambas. Não experimentei com caril indiano (porque são diferentes e eu gosto mais do tailandês, mas é capaz de ficar também bom).

Bom apetite!

2 comentários:

  1. GOSTEI DA SUGESTÃO PARA USAR OS MARMELOS,FICARAM UNS FOLHADOS LINDOS.
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Ana Vidazinha28/10/10, 18:31

    :) Agora vi mais uma receita com marmelos que fiquei com vontade de experimentar: pataniscas de marmelo. Só me chateia serem fritos...

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template