segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Folhados com Creme de Marmelo

E se a vida nos oferece marmelos,...
...ninguém nos obriga a fazer marmelada.




Isto da época dos marmelos nunca me convenceu a 100%. Fruta assada não me encanta e de marmelada gosto mas sem entusiasmo. Ora na maior parte das vezes as sacas de marmelos que transitam cá pela família, acabavam invariavelmente em marmelos assados ou marmelada e geleia e assim sempre que me ofereciam algum saco de marmelos eu respondia: "Ah, obrigado, não vale a pena, não ligo muito."

Este ano decidi aceitar. Mas nada de fazer marmelada e muito menos marmelo assado! Em vez disso, saiu um cremezinho de marmelo que começou por servir para rechear uns folhados e depois, o que sobrou, ainda deu para barrar umas quantas torradas. E que bem que me souberam.

Ingredientes:
2 folhas de massa folhada descongelada (daquelas já esticadas)
300g de marmelo cortado, com casca e lavado
3 ovos
95g de açúcar
55 g de margarina Vaqueiro
Sumo de meio limão
Açúcar em pó qb

  1. Colocar o marmelo num tacho, cobrir com água e levar ao lume e deixar ferver até estar bem cozidos. Escorrer e trasnformá-los em puré com uma varinha mágica. Criar um sistema de banho-maria e colocar o puré a reaquecer.
  2. Em quanto isso, numa tigela bater os ovos com o sumo de limão e o açúcar. Juntar progressivamente ao marmelo mexendo sempre muito bem para incorporar. Deixar cozer cerca de 20 minutos em lume brando, mexendo de vez em quando para se certificarem que não coalha por excesso de calor.
  3. Tirar do lume, misturar a manteiga até derreter.
  4. Enquanto o creme arrefece,  cortar as folhas de massa nos formatos desejados (quadrados, rectângulos, triângulos,...). Colocar num tabuleiro untado com manteiga ou forrado com papel vegetal, até a massa cozer e começar a dourar.
  5. Deixar arrefecer um pouco e depois cortar os folhados (que na cozedura cresceram em altura) a meio de modo a ficarem com uma base e um topo. Rechear com o creme de marmelo, voltar a unir as duas metades e polvilhar por cima com açúcar em pó.
A receita foi adaptada a partir das tartes de marmelo do blog British Larder e é óptima. :-)

Bom apetite outonal!

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template