segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Bolo de Especiarias com Recheio de Abóbora e Laranja e Cobertura de Caramelo


(Trinta) anos, que tolo! 
Ainda se os desfizesse, 
Mas fazê-los não parece 
De quem tem muito miolo!* 

Trintinha e não trintona, já dizia um amigo... E foram mesmo trinta velas, já que este ano ao contrário do que me é costume, apeteceu-me celebrar como quem sabe que a vida é um milagre incerto. E também como quem pressente há muitos anos que os trinta vão ser a melhor década da minha vida.
Para comemorar como deve ser, para além de amigos e família, não pode faltar o bolo. Estamos no final de Outubro e não há como deixar o Outono lá fora, por isso quis trazê-lo até à boca nos sabores do meu bolo de aniversário. Assim vieram as especiarias (a canela, o gengibre, o anis), veio a abóbora, vieram as laranjas e por fim, a rematar como a proverbial cereja no topo do bolo, veio a riqueza do caramelo.




O bolo em si veio do Smitten Kitchen apenas lhe acrescentei a olho a canela e o anis moído. Por qualquer motivo ambos os bolos (este é um bolo de duas camadas, portanto ao forno vão dois bolos iguais que depois se sobrepõem) abateram um pouco quando saíram do forno. Poderá ter sido por a receita original usar farinha para bolos sem fermento e depois juntar o fermento à parte e cá só se arranjar farinha para bolos com fermento (talvez as concentrações de fermento sejam diferentes). O que é certo é que o abatimento resolveu a questão do nivelamento: fiquei com dois bolos direitíssimos, sem qualquer cúpula que fosse preciso corrigir e a textura ficou muito agradável, húmida e nada seca (eu não aprecio nada a textura dos pães-de-ló secos...).

O recheio foi um creme de abóbora com laranja que já havia testado há umas semanas atrás, tipo um curd, feito com abóbora manteiga previamente assada. Tem um sabor subtil, nada enjoativo onde se notam bem tanto a abóbora como a laranja e ainda um toquezinho de gengibre.

Por fim a cobertura, da qual me sobrou ainda um tupperware inteiro, que congelei, e hei-de usar em queques um destes dias, é um buttercream ao estilo italiano, uma emulsão de claras, açúcar e manteiga, mas neste caso feito com caramelo. É um pecado de manteiga é certo, mas como qualquer bom pecado vale o seu peso em prazer. A técnica veio daqui, onde se podem ver muitas dicas passo-a-passo (e no final também, a desmistificação do processo ao mostrarem como é difícil fazer com que corra mal)  mas os ingredientes e quantidades vieram da Martha Stewart. Usei essas quantidades mas depois de decorado o bolo sobrou cerca de um terço da receita.

E com a preguiça de quem fez anos e está de fim-de-semana prolongado, deixo-me o privilégio de não escrever aqui nenhuma das receitas, remetendo os possíveis interessados para os links que vos deixei. ;-p

Bom Outono e bom apetite!

*Adaptado de João de Deus

2 comentários:

  1. Muitos parabéns, que excelente maneira de comemorar este dia.
    Um beijinho e felicidades

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template