domingo, 23 de dezembro de 2012

Couve-flor e Brócolos com Molho de Alcaparras


Ah, o Natal já chegou e com ele o bolo-rei e os fritos doces, que já andam por todo o lado. E eu sei que é para aí que toda a gente está virada, para as filhoses e bolachas, ou quem sabe um bacalhau mas eu tenho uma demanda a começar: descobrir se gosto de couve-flor ou não e não é o Natal que a vai parar! :-P

Ou se calhar até é o Natal que a incentiva: a perspectiva de uma quadra de abuso pecaminoso em doçaria, pede uns vegetaizinhos para servir de contraponto na balança (na metafórica e na balança real). Enfim, não é que esta receita seja totalmente inocente: tudo bem que são vegetais, tostadinhos no forno (ou no meu caso na Actifry) mas são servidos com um molho de manteiga de lamber os beiços.

Assim sendo, esta primeira tentativa de comer couve-flor em muitos anos (exceptuando a versão picles), foi um sucesso.

Ingredientes
1 cabeça média de couve-flor
1 cabeça média de brócolos
Sal, azeite e pimenta
55g de manteiga sem sal
1 cebola pequena finamente picada
3 colheres de sopa de alcaparras, enxaguadas, escorridas e picadas
1 colheres de sopa de tomilho fresco
1/2 colher de chá de mel
Sumo e raspa de 1 limão


  1. Cortar a couve-flor e os brócolos em floretes pequenos. Colocar num tabuleiro, regar com um pouco de azeite, sal e pimenta e levar ao forno a 200ºC durante 20-25 minutos, misturando a meio. (Ou então levar à Actifry uns 12 minutos).
  2. Entretanto derreter a manteiga numa frigideira pequena. Juntar a cebola e deixar refogar uns 2 minutos. Juntar depois as alcaparras e o tomilho e deixar cozinhar mais 2 minutos.
  3. Tirar do lume e juntar o mel e o limão. Provar para ajustar de sal e limão.
  4. Verter sobre os vegetais, misturar e servir.
É muito bom, depois até dá pra limpar o prato com um naquinho de pão. Não se assustem com o mel, que não fica nada a notar-se o doce. A receita foi adaptada a partir deste livro.

Nesta ocasião, servi como prato principal, a acompanhar com sobras de arroz branco com milho e cubinhos de fiambre, num jantar muito rápido a meio da semana.

Bom apetite e Bom Natal!

4 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template