quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Lasagna di mare

No universo de refeições congeladas existentes nos supermercados, uma que estava entre as minhas predilectas era a Lasagna di Mare da Marca Pingo Doce. Infelizmente há alguns anos deixou de ser comercializada, para grande pena minha. Hoje no caminho para casa, enquanto pensava no que havia de fazer para o jantar, surgiu-me a vontade de voltar a comê-la. Não havendo a versão congelada pré-fabricada, houve que criar uma versão caseira, aproveitando o que havia disponível cá por casa.


No final a experiência correu bem e ainda que não seja exactamente igual, ficou bastante boa.

Lasanha di mare

Ingredientes
6 placas de lasanha
200g de miolo de camarão
1 lata de atum
4 delícias do mar
200ml de polpa de tomate
1 cebola picada
2 dentes de alho
sal, pimenta, coentros, pimentão doce, azeite
1 talo pequeno de aipo (opcional)
150g de cenoura ralada (opcional)
1colher de sopa bem cheia de farinha
1colher de chá de maisena
50g de margarina vaqueiro
5 colheres de sopa de leite
Queijo parmesão ralado

  1. Cozer o miolo de camarão em água com um pouco de sal. Reservar a água de cozedura.
  2. Aquecer azeite numa frigideira e alourar a cebola. Juntar o alho e depois a cenoura ralada. Tapar para deixar suar em lume baixo até a cenoura amolecer.
  3. Entretanto num tacho aquecer a polpa de tomate e um copo da água de cozedura do camarão. Temperar com pimenta, pimentão doce e aipo picado muito miudinho. Deixar ferver. Juntar a cenoura com a cebola e os coentros e deixar cozinha mais alguns minutos, juntando mais água se for necessário.
  4. Entretanto preparar o molho branco, começando por derreter a manteiga no microondas. Numa frigideira anti-aderente aquecer a farinha e a maisena em lume mínimo até começarem a dourar ligeiramente. Juntar a manteiga derretida e mexer bem para dissolver. Juntar o leite, mexendo muito bem e depois pouco a pouco ir juntando água da cozedura do camarão ate obter um molho esbranquiçado e cremoso, mais para o líquido do que para o sólido (já que no forno vai acabar por secar um pouco mais). Para não criar grumos o que eu faço é ir retirando do lume conforme necessário para ter tempo de dissolver bem a farinha cada vez que junto mais líquido.
  5. Untar o fundo dum recipiente para o forno com manteiga. Colocar duas placas de massa lado a lado e por cima colocar atum, camarão e delícias do mar. Cobrir com o molho de tomate e cenoura, depois com o molho branco e polvilhar com parmesão. Repetir as camadas, até ter 3 placas de lasanha terminando com o molho branco e parmesão. Molhar bem todos os cantos das placas com o molho de tomate.
  6. Levar ao forno aquecido, coberto com papel de alumínio durante 25 minutos. Retirar o alumínio e deixar gratinar mais 5 minutos.

A cenoura pode ser eliminada ou substituída por outro vegetal como o espinafre ou o alho francês. Eu tinha cá no frigorífico cenoura já ralada e precisava de utilizá-la. Em vez do aipo o molho de tomate também deveria ficar bem com funcho, que geralmente combina bem com peixe.

Bom apetite!

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template