sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Tortilha de bacon no forno



Vamos começar com uma receita muito simples, uma daquelas receitas com dupla intenção: a de preparar um jantar rápido e pouco trabalhoso, por um lado, e de limpar o frigorífico de sobras que de outro modo se arriscam a acabar no lixo, por outro.. Ora lá em casa, de restos, haviam duas batatas cozidas e um pedaço de bacon. Se não tiverem nenhuma batata de sobra podem utilizar batatas cozidas ou fritas no momento (até começarem a ficar macias mas firmes) e o bacon pode ser substituído ou acrecentado com outras sobras que tenham no frigorífico.

  1. Numa frigideira aquecer um pouco de azeite ou manteiga e fritar cebola picada até ficar translúcida. Juntar alho finamente picado e depois adicionar o bacon cortado em tiras até dourar. Entretanto cortar a batata em cubos e no final juntar na frigideira para aloirar um pouco, sem deixar que cozinhe demais e desmanche. Temperar com pimenta (se necessário também com sal, aqui não foi o caso porque tanto o bacon como a batata já tinham sal).
  2. Numa tijela bater os ovos, temperar com um pouco de sal e pimenta e juntar os ingredientes da frigideira.
  3. Barrar com manteiga um recipiente próprio para o forno, deitar os ovos e juntar queijo em cubos (usei um queijo suiço meio gordo). Levar ao forno previamente aquecido a 200º até dourar. Pode ser servido quente ou frio, mas frio é mais fácil de cortar e servir sem desmanchar.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template