Não há certamente nada mais tipicamente português que um pão com chouriço acabadinho de sair do forno seguido duma tigela de caldo verde (bem, típico, típico seria chamar-lhe antes uma malga de caldo verde).
Acontece que fazer pão com chouriço até não é nada de complicado e descontando os tempos de levedura não demora sequer muito tempo. Mesmo o ideal para um fim de dia de domingo. No fundo, podem utilizar a receita de pão mais do vosso agrado e em vez de um pão grande, fazer vários mais pequenos recheados com as rodelas do chouriço.
A receita que eu segui é a mais simples de todas e o resultado foi muito agradável. O pão só não me pareceu tão rústico quanto o meu apetite me pedia e assim fiquei motivada para outras tentativas no futuro com outros tipos de massa. Para já tenho planos para tentar pão com mistura de trigo e centeio e para uma receita que encontrei de um pão ázimo com chouriço.
Ingredientes (5 pães):
500gr de farinha sem fermento
300ml de água tépida
20g de fermento de padeiro
1,5 colheres de chá de sal
1 chouriço corrente ou 3 linguiças, cortados em rodelas
- Dissolver o fermento na água tépida (cerca de 37ºC).
- Numa taça juntar a farinha e o sal e em seguida a água com o fermento. Misturar inicialmente om uma colher de pau e depois amassar com a batedeira alguns minutos até a amassa ficar homogénea, elástica e se despegar dos bordos.
- Tapar e deixar levedar até crescer para o dobro (entre 30min a 1h à temperatura ambiente ou no frigorífico durante a noite).
- Numa superfície enfarinhada, amassar ligeiramente a massa para retirar o ar. Tirar uma bola de massa de tamanho de uma mão, esticá-la num formato rectangular, cobrir com rodelas de chouriço e enrolá-la dando uma forma algo cilíndrica. Fazer o mesmo com a restante massa.
- Colocá-los num tabuleiro com papel vegetal e deixar levedar tapado mais 30 minutos.
- Levar ao forno aquecido a 200ºC durante 30 minutos ou até estar dourado a gosto.
0 comentários:
Enviar um comentário