Nunca gostei de bróculos. E de couve de Bruxelas ainda menos! E até me admirava que houvesse alguém que gostasse delas. Mas hoje depois de ler o último post do The Bitten Word, onde a exortação a favor da Couve de Bruxelas vem acompanhada por esta receita, fiquei com uma grande vontade de dar uma oportunidade a este legume mal-amado. E já que ia dar segundas oportunidades, aproveitei para lhe acrescentar alguns bróculos.
Ultimamente tenho vindo a descobrir que para várias coisas que eu não gostava, apenas precisava de comê-las e cozinhá-las nos meus próprios termos e talvez no momento certo. E hoje mais uma vez gostei de comer estes dois vegetais com quem nunca havia "ido à bola".
As couves do The Bitten Word ficaram mais caramelizados por má escolha do recipiente pela minha parte. Idealmente os ingredientes devem ficar espalhados numa camada única ou então vai-se juntar algum líquido na base, atrasando a caramelização.
Ingredientes:
Couves de Bruxelas cortadas ao meio
Bróculos (cada pé cortado em pedaços)
Maçã (Golden, Gala, Fuji, ...) cortada em pedaços com casca
Bacon em tiras
Azeite, sal e pimenta
- Num tabuleiro juntar as couves, os bróculos, os pedaços de maçã e o bacon. Regar com azeite e temperar com sal e pimenta. Mexer tudo para distribuir bem os temperos.
- Levar ao forno a 200ºC, durante 15 minutos. Mexer para assarem por igual. Deixar assar mais 15-20 minutos para caramelizar.
Bom apetite! E dêem uma oportunidade às couves de Bruxelas!
0 comentários:
Enviar um comentário