domingo, 7 de fevereiro de 2010

Molho cremoso de estragão

Para a receita anterior fiz um molho cremoso de estragão para acompanhar salmão grelhado e como fiz mais do que o necessário, sobrou-me bastante para usar mais tarde e assim dar sabor a várias receitas rápidas. Na verdade foram mais propriamente maneiras de aproveitar restos que propriamente receitas. Vou deixar aqui duas dessas sugestões para quando não apetece ter trabalho a cozinhar.

Do molho não vou repetir aqui a receita (basta visitar o post precedente) mas vou recordar que é uma emulsificação de manteiga, semelhante ao molho béarnaise mas que em vez da redução de estragão, vinagre e vinho que este usa, leva sumo de limão, o qual se nota muito bem no sabor final. O restinho que sobrou destas receitas de hoje, tenho-o comido com pão como se fosse manteiga normal e da próxima vez que houve fondue cá em casa vai ser um molho a incluir.


Salada de atum com batata

Ingredientes:
Batata cozida cortada em pedaços (sobras de outra refeição ou cozidas de propósito)
2 latas de atum
100g de camarão pequeno
1 cebola pequena
Molho de estragão qb
sal, pimenta, manteiga, salsa

  1. Aquecer as batatas no micro-ondas (sobras) ou cozê-las em água e sal ou ao vapor. Enquanto bem quente juntar o molho de estragão e envolver bem.
  2. Numa frigideira, com um pouco de manteiga, amolecer a cebola. Juntar o camarão e deixar cozer. Juntar o atum escorrido, temperar com sal e pimenta e deixar ao lume 2-3 minutos, só para o atum aquecer.
  3. Servir o atum e camarão por cima das batatas e polvilhar com salsa. Pode-se acompanhar com mais molho sobre o atum ou com maionese.

    Fusilli com cogumelos e bacon

    Ingredientes:
    Fusilli
    100g de cogumelos
    100g de tiras de bacon
    Molho de estragão qb
    Sal e pimenta

    1. Cozer a massa e água a ferver com sal.
    2. Numa frigideira anti-aderente saltear o bacon até dourar (o bacon vai perder bastante gordura, pelo que não adiciono nenhuma previamente). Juntar o cogumelos e deixar cozinhá-los até perderem a água.
    3. Juntar a massa e o molho de estragão. Mexer para misturar bem todos os ingredientes, até o molho derreter e envolver toda a massa.

    E pronto, são duas ideias ultra-rápidas para aproveitar este molho cremoso. Aproveitem e bom apetite. :-)

    0 comentários:

    Enviar um comentário

    Related Posts with Thumbnails
     

    A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template