domingo, 7 de fevereiro de 2010

Quiche de Salmão Fumado com Funcho e Gorgonzola

É Inverno, domingo e fim de tarde. E para que servem os finais de tarde dos domingos de Inverno senão para preguiçar no sofá e ver filmes? Quem é que quer pensar muito em jantares e perder tempo na cozinha? Eu certamente que não. Por isso aos domingos a ementa ao jantar é quase sempre "qualquer coisa" e sopa. E por qualquer coisa entenda-se algo que fique a meio caminho entre um lanche e um jantar, um espécie de lanche glorificado.

Por isso mesmo hoje deixo aqui uma receita de quiche: algo rápido, simples e leve mas ao mesmo tempo mais substancial que torradas com manteiga ou tostas mistas (que em última instância por vezes acabam por ser uma opção). Uma quiche feita neste caso com massa quebrada comprada. Claro que se quiserem podem fazer uma base de raiz mas isso, cá pra mim, já seria desvirtuar o propósito de uma quiche neste fim de tarde com um desnecessário empregar de tempo e trabalho. Para além de que, admito-o, eu gosto das bases de massa quebrada refrigeradas que há à venda nos supermercados.


Ingredientes:
1 base de massa quebrada
100g de salmão fumado
1 bolbo de funcho
1 cebola pequena picada
50g de gorgonzola
200ml de natas
100ml de leite
3 ovos grandes
sal, pimenta, manteiga

  1. Cortar as hastes do funcho (podem-se reservar para dar sabor a caldos). Cortar o bolbo ao meio, colocar cada metade com a face cortada para baixo e cortar em fatias na perpendicular (tipo cebola cortada em meia-lua). Reservar algumas folhas para juntar ao recheio da quiche, se o bolbo vier com elas.
  2. Numa frigideira derreter uma colher de sopa de manteiga. Adicionar a cebola e deixar amolecer. Juntar o funcho e um pouco de sal, tapar e deixar cozinhar alguns minutos, mexendo de vez em quando.
  3. Cobrir uma tarteira com a massa quebrada e picar o fundo com um garfo. Juntar o funcho, depois o salmão cortado em pedaços e por fim pedaços de gorgonzola.
  4. Numa tijela misturar os ovos com as natas. Mexer bem. Verter o leite na frigideira onde se cozinhou o funcho e mexer um pouco para dissolver os líquidos que ficaram na frigideira. Juntar o leite aos ovos e natas e mexer. Temperar com sal e pimenta.
  5. Verter a mistura sobre o recheio da quiche, povilhar com algumas folhas de funcho picadas e levar ao forno a 180ºC durante 30 minutos (até dourar).
Se se quiser um sabor mais intenso ao queijo pode-se das duas uma: ou juntar mais gorgonzola ou trocá-lo por Roquefort, que tem um sabor mais forte.

Bom apetite!

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template