domingo, 14 de fevereiro de 2010

Salada de Couve Roxa do Jamie Oliver com Rojões




Na semana passada pensei em fazer uma salada de couve roxa que vem no livro "Cook with Jamie" mas como não fui previdente, na altura dei conta que me faltava um ingrediente e acabei por fazer uma outra salada de couve roxa que ainda não coloquei cá. Esta semana já com todos os ingredientes pus finalmente mãos ao trabalho. Mas mais uma vez não fui previdente e só no momento reparei que o tempo de cozedura é de uma hora, o que numa noite de semana em que já se chega a casa quase às 21h é no mínimo um bocado incómodo. Problema resolvido em 20 minutos, graças à panela de pressão...

A couve roxa e a maçã já são companhias relativamente comuns da carne de porco (geralmente lombo) nos almoços de família e como ambas entram nesta salada, a carne de porco foi a escolha ideal para comer com ela.

Ingredientes para 2 pessoas:
1/4 de couve roxa cortada em tiras irregulares
1/2 maçã (sem sementes nem casca) cortada em pedaços
70g de bacon em tiras finas
1/2 cebola pequena picada
35ml de vinagre balsãmico
1/4 colher de chá de sementes de funcho
azeite, sal, pimenta, salsa, manteiga

400g de rojões de porco
sal, pimenta, alho em pó, farinha, azeite

  1. Aquecer um pouco de azeite numa frigideira e cozinhar até dourar o bacon e as sementes de funcho. Juntar a cebola, tapar e deixar cozinha alguns minutos até esta começar a dourar. Adicionar a maçã e depois a couve, sal, pimenta e o vinagre. Misturar tudo bem.
  2. Tapar e deixar em lume mínimo a cozinhar durante uma hora, mexendo de vez em quando ou passar a mistura para a panela de pressão e cozinhar 20 minutos.
  3. Entretanto temperar os rojões com sal, pimenta e alho em pó. Passá-los por farinha até ficarem bem cobertos. Aquecer uma azeite numa frigideira com lume médio-alto, colocar uma camada de rojões e só quando a face de baixo estiver bem dourada, começar a virá-los um de cada vez para dourar as outras faces.
  4. Colocar a salada numa travessa, juntar-lhe um pedaço de manteiga e misturar. Polvilhar com salsa picada e servir.
Gostei bastante do resultado e vai ser sem dúvida uma salada a repetir. Mais uma boa receita do Jamie Oliver!

Bom apetite!

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template