sábado, 26 de novembro de 2011

Frango Indiano com Gengibre

Não, o frango não era indiano. Não que eu soubesse, pelo menos. Como é das poucas coisas em que somos mais ou menos auto-suficientes, imagino que fosse português. Mas a receita, essa, veio da India. Literalmente e em vários sentidos: é a primeira receita que experimento de mais uma prenda de anos, o livro Complete Indian Cooking e foi comprado e trazido realmente da Índia, por uma amiga que lá esteve uns 2 meses a trabalhar.

A receita é simples, frango marinado e cozinhado na sua própria marinada, não tem ingredientes difíceis de arranjar e apesar de não ter uma lista infinda de especiarias é cheia de sabor. Para mais a marinada sabe realmente ao que se espera dum prato indiano. Depois de cozinhado, no entanto, o sabor surpreendeu-me: recorda muito aproximadamente as amêijoas à Bulhão Pato. Mas com limão, alho e coentros já mistura, já devia estar à espera.

Ingredientes:
6 coxas de frango
125ml de iogurte natural
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
1 colher de chá de tabasco (ou a gosto)
1 colher de sopa de ketchup
1 a 2 dentes de alho esmagados
1 colher de sopa de sumo de limão
1 colher de sopa de coentro picado
1 cebola grande fatiada
Sal e azeite qb

  1. Numa tigela misturar o iogurte com o ketchup, sal, gengibre, alho, sumo de limão, ketchup e metade dos coentros. Colocar o frango num recipiente a marinar com este molho, cerca de 30 minutos.
  2. Entretanto, aquecer o azeite numa frigideira. Juntar a cebola cortada em meia-lua e deixar refogar até estar translúcida.
  3. Juntar as coxas de frango e deixar cozinhar durante 20-30 minutos, até estar bem cozido, mexendo e virando de vez em quando.
  4. Polvilhar com o resto dos coentros e mais algum gengibre ralado ou picado e servir quente.

A receita original era de asas de frango, que ninguém cá em casa gosta, mas pode ser feita com qualquer parte do frango, desde que se adaptem os tempos de cozedura.

Bom apetite.

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template